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Carros chineses têm 67% das vendas globais de híbridos e elétricos

Entre os elétricos, somente a Tesla e a Volkswagen fazem frente aos chineses em volume; nos plug-in, a China tem 78% do mercado

7 out 2024 - 10h14
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Gelly Geometry C 2024: elétrico puro da marca chinesa
Gelly Geometry C 2024: elétrico puro da marca chinesa
Foto: Geely / Guia do Carro

Os carros chineses já detêm 67% das vendas globais de veículos híbridos e elétricos. Segundo informação do site Car News China, o mercado global registrou 58,2 milhões de unidades de Janeiro a Agosto e 9,4 milhões desse total foram veículos de novas energias (NEVs). Isso dá 16% das vendas totais.

Reportagem de Dong Yi Chen assinala que os carros elétricos puros foram responsáveis por 10,4% do mercado, os híbridos plug-in responderam por 5,7% e os demais híbridos por 5,6%. A participação da China nesses números é gigantesca: 67%. Em Julho e Agosto esse índice foi ainda maior: 73%.

Considerando somente os carros elétricos puros, a chinesa BYD saiu de um patamar acima de 7% de 2017 a 2021 para 12% em 2022, 17% em 2023 e 18,5% em 2024. É o mesmo patamar da americana Tesla, que caiu de 21,3% em 2023 para 18,4% este ano. 

A Tesla e a Volkswagen são as únicas montadoras que conseguem volume global para fazer frente aos chineses. No caso da Volkswagen, a participação dos elétricos caiu de 10,% em 2020 para 6,5% em 2024. A montadora alemã aparece em quarto lugar no ranking global, mas não tem obtido lucros com seus carros elétricos. 

Em terceiro lugar no ranking global dos carros elétricos aparece a Geely – montadora chinesa que é dona da Volvo – e detém 8,9% das vendas de BEVs. Há cinco anos a Geely tinha apenas 4%.

“Para o mercado global de híbridos plug-in, a participação da China variou de 30% a 50% em 2017-2018 e caiu para 25% em 2020”, noticiou o Car News China. “Em 2021, a participação da China nos híbridos plug-in globais foi de 32%, subindo para 56% em 2022 e 69% em 2023. De janeiro a agosto de 2024, a participação aumentou para 77%, dos quais o segundo trimestre atingiu 78%.”

Quanto aos híbridos convencionais, a liderança global é do Japão com 23,7%. A China tem 18,2%, a Alemanha tem 3,6% e a Coreia do Sul tem 3,4%. Esse é um segmento que deve apontar grande crescimento no Brasil nos próximos anos, devido à opção de incentivar carros híbridos flex.

Segundo o Car News China, “a taxa de penetração global de NEVs (Veículos de Novas Energias) está geralmente mostrando uma tendência ascendente rápida”. Houve uma baixa no início de 2024, com apenas 15% no primeiro trimestre, mas o mercado se recuperou com 18,5% no segundo trimestre e 16,9% no primeiro semestre do ano.

A Noruega é o país com a maior penetração de carros híbridos e elétricos, atingindo 60,9% de participação. Na China, esse índice é de 36,4% e na Alemanha é de 16%. Já nos Estados Unidos somente 9% das vendas são de NEVs, enquanto no Japão é de ínfimos 3%. No Brasil, segundo a Anfavea, carros elétricos e híbridos respondem por 7,2% do mercado este ano.

Guia do Carro
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