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Carros da Geely compartilharão mesma plataforma da Volvo

A fabricante chinesa Geely, que comprou a Volvo em 2010 e que também terá seus carros vendidos no Brasil a partir de novembro, inaugurou nesta sexta-feira, em Gotemburgo, na Suécia, um centro de pesquisa e desenvolvimento em parceria com a fabricante sueca

13 set 2013 - 11h52
(atualizado às 12h03)
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A fabricante chinesa Geely, que comprou a Volvo em 2010 e que também terá seus carros vendidos no Brasil a partir de novembro, inaugurou nesta sexta-feira, em Gotemburgo, na Suécia, um centro de pesquisa e desenvolvimento em parceria com a fabricante sueca. A ideia da parceria é que os suecos desenvolvam uma nova plataforma para os carros de ambas as marcas e que seria compartilhada para lançamentos de modelos compactos em três ou quatro anos.

No local trabalharão engenheiros suecos e chineses. A intenção da companhia com esse investimento é desenvolver uma plataforma similar à que a Volkswagen utiliza para produzir o Golf - e que é compartilhada com a Audi para fabricar o A4.

Mats Fägerhag, engenheiro chefe do novo centro, disse que o custo de produção tende a cair com o desenvolvimento de arquiteturas como a que a Geely busca, porém, o preço dos carros não necessariamente cairia também. "O que acontece é que daqui alguns anos os carros terão que ter tecnologia e atender a padrões que hoje não utilizam. E uma arquitetura como essa que buscamos poderia fazer com que esses novos carros, com mais tecnologia, possam não ser mais caros do que os de hoje".

Desde 2010 os chineses da Geely controlam a Volvo. A experiência basicamente ajudou a fabricante sueca a passar pelas turbulências da crise econômica iniciada em 2008 - que fez com que a Ford vendesse sua participação na Volvo para os chineses.

Em contrapartida, a Volvo está começando a desenvolver tecnologias a serem aplicadas nos carros chineses. O sueco Peter Horbury é hoje o responsável pelo design do grupo (tanto da Geely quanto da Volvo) e tem como missão reformular a aparência dos veículos chineses para o mercado ocidental. "Não faremos que nem os japoneses, que copiaram o estilo americano para entrar no mercado dos Estados Unidos e depois copiaram o estilo europeu para vender na Europa. Vou utilizar referências da cultura chinesa para criar nossa identidade".

Adicionalmente, a Volvo ganhou acesso muito mais fácil ao maior mercado da indústria automotiva no mundo. A marca sueca hoje utiliza a estrutura de revendedores da Geely para comercializar seus modelos no China. "Uma ação vital para a Volvo", disse o CEO da Geely Holding, Conghui An, também nesta sexta.

O Terra viajou a convite da empresa

Fonte: Terra
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