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Carros elétricos ainda não causam impacto na matriz energética

Apesar de crescimento de 50% no primeiro trimestre, carros elétricos não causarão impacto na matriz energética brasileira

13 abr 2023 - 19h34
(atualizado em 14/4/2023 às 11h21)
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Setor de carros elétricos cresceu 50% nas vendas no primeiro trimestre de 2023
Setor de carros elétricos cresceu 50% nas vendas no primeiro trimestre de 2023
Foto: Pixabay / Guia do Carro

O mercado de veículos elétricos no Brasil tem apresentado um crescimento significativo nos últimos meses, com recordes de vendas e aumento da frota circulante. Somente em março de 2023, foram emplacadas 5.989 unidades de veículos leves eletrificados, representando um aumento de 55,5% em relação ao mesmo período do ano anterior, os dados são da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).

No acumulado do primeiro trimestre de 2023, o desempenho foi ainda mais expressivo, com 14.787 eletrificados leves vendidos, um aumento de 50% em comparação ao primeiro trimestre de 2022. Os números confirmam a tendência de crescimento do setor no Brasil.

Ao mesmo tempo que os números positivos mostram um caminho promissor para o setor, ele gera preocupação nas pessoas que acreditam na possibilidade de um impacto no preço da energia e na matriz elétrica nacional. Porém, na análise de Ricardo David, sócio-diretor da Elev, empresa especializada em soluções para o setor da eletromobilidade, não há motivos para preocupações.

"O crescimento do mercado de carros elétricos é uma tendência positiva para a mobilidade sustentável no Brasil, e não representa um impacto expressivo na demanda de energia elétrica do país. Mesmo que o setor cresça, ainda assim teríamos capacidade suficiente de produção energética para o atendimento da demanda", afirma o executivo.

Essa informação é positiva principalmente pelo aumento significativo dos últimos meses. Em março de 2023, o mercado brasileiro de veículos leves eletrificados continuou em ascensão, registrando um aumento significativo de 55,5% em relação ao mesmo período do ano anterior, com um total de 5.989 unidades emplacadas. Esse resultado marca o melhor mês de março e o segundo melhor mês de toda a série histórica da ABVE, iniciada em 2012.

O primeiro trimestre de 2023 também foi o melhor da série histórica, com 14.787 eletrificados leves vendidos, um aumento de 50% em comparação ao mesmo período de 2022, que contabilizou 9.844 unidades vendidas. Se comparado ao primeiro trimestre de 2021, quando foram vendidas apenas 4.582 unidades, o desempenho do mercado de veículos elétricos em 2023 é ainda mais impressionante, com um aumento de surpreendentes 223%.

“O cenário mostra um caminho promissor que pode ser amplificado ainda mais com as montadoras buscando caminhos para a eletrificação, com o aumento de frotas elétricas nas empresas e com a melhoria estrutural de recarga. Porém, é essencial e urgente um planejamento nacional, como um marco para aeletrificação no Brasil”, afirmou David.

Outro segmento que tem impulsionado o mercado de veículos eletrificados no Brasil são os veículos híbridos não plug-in (HEV), especialmente os modelos flex movidos a etanol. Em março de 2023, foram emplacadas 3.230 unidades de veículos leves HEV, sendo 2.272 híbridos flex (a etanol) e 958 híbridos a gasolina. Um cenário extremamente positivo para a diminuição do impacto dos veículos a combustão no meio ambiente.

“Acredito que os híbridos movidos a eletricidade e etanol ganharão cada vez mais popularidade, principalmente no Brasil. Eles são uma alternativa sustentável, com pouco impacto ambiental e que são ótimos modelos de transição para um modal 100% elétrico no país”, explicou o executivo.

Em comparação a fevereiro, quando foram emplacados 2.273 veículos híbridos, houve um aumento de 42%. Esses números confirmam a liderança dos veículos híbridos não plug-in no mercado de veículos eletrificados no Brasil.

Guia do Carro
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