Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Carros elétricos de entrada começam a incomodar Anfavea

Três modelos elétricos fabricados na China somaram quase 2.000 unidades, que foram vendidas sem imposto de importação

6 jan 2023 - 16h15
Compartilhar
Exibir comentários
JAC E-JS1 EXT
JAC E-JS1 EXT
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Três carros elétricos de entrada fabricados na China aproveitaram o imposto de importação zero para marcar presença no mercado brasileiro em 2022: Chery EQ1, JAC E-JS1 e Renault Kwid E-Tech. Juntos, os três venderam 1.989 unidades no Brasil, segundo ranking enviado ao Guia do Carro pela Bright Consulting.

Em 1º lugar ficou o Volvo XC40 com 1.771 vendas. Os três chineses de entrada ficaram em 2º, 3º e 4º lugares. O Chery EQ1 é vendido no Brasil como Caoa Chery iCar. Por enquanto, as vendas são em baixo volume, mas o fato começa a incomodar a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).

Em uma entrevista coletiva na tarde desta sexta, 6, o presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, disse que as montadoras precisam saber “até quando vai a alíquota zero”. A Anfavea monitora o volume para que os fabricantes estabelecidos no Brasil não sejam prejudicados. "Queremos previsibilidade”, disse.

Caoa Chery iCar
Caoa Chery iCar
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

“Quando você tem uma regra aberta, pode colocar no mercado veículos que estão comercializados na China a 5 mil dólares”, disse Lima Leite. “Se for baixo volume, ótimo.” Se as vendas desses carros começarem a crescer muito, entretanto, a Anfavea deixará de enxergar a operação como uma abertura de mercado, passando a vê-la como concorrência desigual.

Renault e Caoa Chery são associadas da Anfavea. JAC Motors, não. Futuramente, é possível que a BYD (que não é associada) também se aproveite da situação para vender carros elétricos de entrada sem imposto de importação. Recentemente, o Renault Kwid E-Tech ganhou o Prêmio Trend Car 2023 na categoria Mobilidade Elétrica.

“A alíquota zero não viabiliza a produção local e não vai viabilizar nunca”, disse Márcio de Lima Leite. “A gente pede que esses carros tenham igualdade de condições com a indústria nacional, caso contrário estaremos subsidiando carros importados.” Para a Bright Consulting, o Brasil dá um tiro no pé ao zerar o imposto de importação dos carros elétricos.

Na China, a compra de veículos elétricos é incentivada com uma redução de 5% no imposto (era de 10% e caiu para 5%). Nos Estados Unidos, há um incentivo de 7.500 dólares. Na Europa, o incentivo é de 7.000 euros.

A Bright Consulting tem divulgado o ranking mensal dos veículos eletrificados e, especialmente no caso dos 100% elétricos, identificou que a oferta não é linear. Se fosse, o trio de chineses Caoa Chery iCar, JAC E-JS1 e Renault Kwid E-Tech poderia estar vendendo muito mais – e essa é uma expectativa para 2023.

Volvo XC40: carro elétrico mais vendido no Brasil em 2022
Volvo XC40: carro elétrico mais vendido no Brasil em 2022
Foto: Volvo / Divulgação

A venda mais estável é a dos modelos da Volvo. O XC40 emplacou 309 unidades em dezembro e terminou o ano como o carro elétrico mais vendido no país. Veja abaixo o ranking da Bright Consulting.

CARROS ELÉTRICOS +VENDIDOS - 2022

1º VOLVO XC40 - 1.771

2º CAOA CHERY iCAR - 785

3º JAC E-JS1 - 609

4º RENAULT KWID E-TECH - 595

5º VOLVO C40 - 584

6º AUDI E-TRON - 425

7º RENAULT KANGOO FURGÃO - 400

8º MINI COOPER S E - 384

9º NISSAN LEAF - 347

10º CITROËN E-JUMPY FURGÃO - 244

Márcio de Lima Leite disse também que algumas fábricas brasileiras estão se adaptando rapidamente para a eletrificação. “Há sim fábricas que estão sendo preparadas para produção imediata de carros elétricos, em 2023 ou 2024”, disse.

O presidente da Anfavea revelou que teve a confirmação de que ainda este ano uma montadora começará a fabricar no Brasil um veículo híbrido plug-in. Ele não disse qual é.

Rodamos em São Paulo com o Renault Kwid E-Tech elétrico:
Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade