Script = https://s1.trrsf.com/update-1742912109/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Carros europeus podem ter tarifa zero na Índia após tarifaço de Trump nos EUA

União Europeia negocia com a Índia forte redução para carros elétricos, mas as montadoras locais querem pelo menos 30% de tarifa

7 abr 2025 - 20h19
Compartilhar
Exibir comentários
Fábrica do BMW iX2 na Europa: caminho aberto para a Índia?
Fábrica do BMW iX2 na Europa: caminho aberto para a Índia?
Foto: BMW / Guia do Carro

Após a hecatombe que foi o tarifaço do presidente dos EUA, Donald Trump, vários países começam a reagir para manter a indústria automobilística em seu ritmo atual de produção. A agência Reuters noticiou nesta segunda-feira, 4, que a União Europeia negocia com a Índia uma forte redução nas tarifas de importação.

Segundo fontes da Reuters, a UE busca tarifa zero da Índia sobre importações de carros elétricos. Isso pode favorecer empresas montadoras europeias, como Mercedes, BMW e Volkswagen, mas também e francesa Renault e a sueca Volvo, e até mesmo a Tesla, uma montadora estadunidense.

Mas talvez não seja tão simples. A tarifa atual é de 100%, o que levou a Stellantis a produzir na Índia o Citroën e-C3 totalmente elétrico, numa versão mais simples do que o carro vendido na Europa. Fontes afirmam que o primeiro-ministro Narendra Modi está aberto a um corte gradual até 10%.

Montadoras indianas, entretanto, estão reagindo. A Tata e a Mahindra, duas potências automotivas da Índia, propõem tarifa mínima de 30% sobre importações limitadas, ou seja, com cotas. 

“Os cortes de tarifas serão uma vitória para as montadoras europeias, como a Volkswagen, Mercedes-Benz e BMW, ampliando seu acesso à Índia”, noticiou a Reuters. “Também pode ser uma vitória para a Tesla, de Elon Musk, que começará a vender veículos elétricos importados na Índia este ano, provavelmente de sua fábrica em Berlim.”

No último sábado a montadora britânica Jaguar Land Rover, que pertence ao Grupo Tata, indiano, anunciou que suspendeu as vendas de carros nos Estados Unidos, em represália às tarifas de 25% impostas por Trump. O mercado estadunidense compra atualmente um a cvada quatro carros produzidos pela JLR.

Siga o Guia do Carro no YouTube

Guia do Carro
Compartilhar
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade