Carros híbridos e elétricos já podem ser blindados no Brasil
Especialista da empresa AutoBunkers Defense esclarece quais são as principais diferenças no processo de blindagem de carros eletrificados
As diferenças entre veículos híbridos e elétricos daqueles a combustão vão, de fato, muito além da configuração do motor e da economia de combustível. E um dos pontos que chama a atenção está na blindagem desses modelos. Os eletrificados podem ser blindados como qualquer outro veículo, não há dúvidas, no entanto, há diferenças imensas na hora de executar o serviço. É o que indica a empresa de blindagem AutoBunkers Defense.
“Muitas vezes o veículo híbrido ou elétrico tem motores ou unidades geradoras de força em mais de uma posição. Há veículos que têm motor no compartimento do capô, além de outro no porta-malas. Assim acontece também com as unidades armazenadoras de energia. Isso faz com que haja mais cabos e chicotes elétricos distribuídos pelo veículo e esta situação exige maior cuidado durante a blindagem além de um projeto de balística exclusiva”, alerta Olavo Ehmke, sócio-diretor do grupo empresarial Autobunkers Defense.
De acordo com o especialista, carros híbridos e elétricos não aceitam soldas ou outros processos que possam gerar descargas elétricas no carro. “Inclusive, os veículos híbridos e elétricos devem permanecer isolados do solo com o uso de cavaletes de plástico ou borracha”, completa o executivo.
Com isso, uma das alternativas para a blindagem de carros eletrificados é a adoção da manta aramida, revestimento produzido em Kevlar, que oferece a mesma resistência balística que o aço, mas com redução do peso do veículo. Vale ainda lembrar que os carros elétricos e híbridos são mais pesados do que os modelos apenas a combustão por conta das baterias.
O mercado de veículos híbridos e elétricos está a cada instante mais expandido, o que torna impossível ignorá-lo. Só no Brasil houve avanço de 54% nas vendas desses modelos nos primeiros cinco meses de 2022, de acordo com dados da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE). Os eletrificados atingiram 3.387 emplacamentos somente em maio, o que totalizou 16.354 unidades vendidas até abril deste ano, contra 10.392 nos cinco primeiros meses de 2021.