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Carros híbridos passam a pagar imposto de até 25% no Brasil

Para dar maior proteção às montadoras tradicionais, imposto de importação de veículos eletrificados tem segundo aumento no ano

1 jul 2024 - 11h49
(atualizado às 13h01)
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Kia Stonic, BYD King, BYD Song Plus e Haval H6: carros afetados pelo novo imposto
Kia Stonic, BYD King, BYD Song Plus e Haval H6: carros afetados pelo novo imposto
Foto: Divulgação / Guia do Carro

Os carros híbridos e elétricos passam a pagar novo imposto de importação no Brasil a partir desta segunda-feira, 1º de julho. É a segunda vez no ano que os veículos eletrificados sofrem aumento do imposto. O objetivo do governo é proteger as montadoras tradicionais, a pedido da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).

A partir de agora os híbridos completos do tipo do Haval H6 (HEV) e os micro-híbridos do tipo do Kia Stonic (MHEV) passam a pagar 25% de imposto de importação. A alíquota anterior era de 15%.

Os carros híbridos plug-in, como BYD Song Plus e Haval H6 (PHEV), passam a pagar 20%, contra 12% do período anterior. Os carros 100% elétricos também passam a pagar maior imposto de importação a partir de hoje (18% ou 35%).

Apesar da proteção adicional contra os carros híbridos, atualmente apenas 5 modelos desse tipo são fabricados no Brasil: Toyota Corolla e Corolla Cross (HEV), Caoa Chery Tiggo 5X, Tiggo 7 e Arrizo 6 (MHEV).

A atual rodada de aumentos já estava prevista desde o final do ano passado, quando o governo divulgou o calendário de proteção à indústria automobilística já instalada no Brasil. Em janeiro de 2025 e julho de 2025 haverá novos aumentos.

A Anfavea já pediu ao governo a antecipação do calendário para que todos os carros híbridos e elétricos passem a pagar 35% de imposto de importação imediatamente. ABVE e Abeifa (associações que defendem as marcas chinesas e importadoras) dizem que este novo aumento já é grande e pedem que o calendário seja cumprido.

Para se defender do aumento de imposto, algumas montadoras anteciparam as importações. Assim, carros como o BYD King, híbrido plug-in recebém lançado no Brasil, não devem sofrer aumento de preço, por enquanto.

Guia do Carro
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