Carros híbridos também pedem cuidados com a lubrificação
Carros híbridos podem ser mais econômicos e emitir menos poluentes, mas precisam dos mesmos cuidados dos modelos convencionais
Cada vez mais populares no Brasil, os carros híbridos se diferenciam dos demais por possuírem dois tipos de motores combinados, sendo geralmente um (ou mais) elétrico e outro a combustão interna. Ao rodar em baixas velocidades, no anda e para do trânsito urbano ou em trajetos curtos, alguns modelos usam somente o propulsor elétrico, o que proporciona maior economia de combustível e evita a emissão de poluentes.
Essa tecnologia também permitiu que as montadoras passassem a utilizar motores convencionais menores e mais eficientes, geralmente sobrealimentados por turbocompressor, o que resulta em veículos tão potentes quanto os antigos dotados de motores V6, V8 e até maiores, mas contando com propulsores de menos de 2.0 litros.
O que nem todo mundo lembra, porém, é que esses motores convencionais continuam precisando dos cuidados básicos de manutenção, e a lubrificação é um dos aspectos mais importantes.
O motivo é que, ao contrário dos veículos com motores convencionais, nos híbridos o motor a combustão não está sempre funcionando e a operação “liga e desliga” nos deslocamentos urbanos podem representar um grande problema, caso o proprietário do carro não se atente à qualidade do óleo do motor.
Assim, atenta aos avanços da tecnologia de eletrificação dos veículos, as empresas do setor desenvolvem produtos específicos para melhorar o desempenho e gerar uma vida útil de qualidade aos modelos híbridos, como é o caso da indústria de lubrificantes.
“O número de carros híbridos está crescendo entre os eletrificados e desenvolver produtos como os óleos lubrificantes para esse segmento aumenta a confiança do brasileiro na hora de adquirir um modelo com essa tecnologia”, declarou Pablo Bueno, engenheiro da YPF Brasil.
Assim é fundamental seguir as indicações da montadora que constam no manual do proprietário, tanto em relação à manutenção preventiva (incluindo as revisões) quanto às especificações recomendadas para lubrificantes e demais itens do motor a combustão.