Chegada da Rampage pressiona Fenabrave a mudar critérios
Assim como os SUVs não é mais um único segmento, não dá mais para dividir as picapes em apenas duas categorias
A chegada da Rampage, uma picape fora dos padrões convencionais, pressiona a Fenabrave a mudar os critérios de classificação dos veículos. Atualmente, a Federação Nacional da Distribuição dos Veículos Automotores tem apenas duas categorias de picapes em seu ranking.
Além do Ram Rampage, outros modelos americanos chegaram recentemente ao mercado – como o Ram 1500 e o Ford F-150 – e eles não se enquadram na divisão em vigor, que ficou totalmente desatualizada.
Atualmente, pelo menos 10 picapes relevantes estão fora de categoria: Fiat Toro, Chevrolet Montana, Renault Oroch, Ford Maverick, Ram Rampage, Ram 3500, Ram Classic, Ram 15009, Ford F-150, Ram 2500 – e logo entrará nessa lista o Chevrolet Silverado.
Todas essas picapes acima não competem com as tradicionais Toyota Hilux, Ford Ranger, Chevrolet S10, Mitsubishi L200, Nissan Frontier e Volkswagen Amarok (em breve entrará ainda o Fiat Titano), pois são menores e não usam carroceria sobre chassi.
No segmento de SUVs a situação é ainda pior, pois a Fenabrave coloca todos os modelos num bolo só. E estamos falando do segmento que representa quase 50% das vendas de carros de passeio.
Assim, no mesmo ranking aparecem desde o pequeno Nissan Kicks até o enorme Mercedes GLS, passando pelo Jeep Compass, pelo Volvo XC60 e pelo Toyota SW4, para citarmos apenas cinco carros com porte e proposta totalmente diferentes.
A Fenabrave sempre esteve aberta a atualizações de seu ranking, mas é preciso que as próprias montadoras ou as associações de distribuidores façam as sugestões. No caso das picapes, o Guia do Carro propõe a seguinte divisão à Fenabrave:
- Pequenas: Fiat Strada e Volkswagen Saveiro.
- Médias: Renault Oroch, Fiat Toro, Ford Maverick, Chevrolet Montana e Ram Rampage.
- Grandes: Toyota Hilux, Chevrolet S10, Ford Ranger, Volkswagen Amarok, Mitsubishi L200, Nissan Frontier e Fiat Titano.
- Extra-Grandes: Ford F-150, Ram Classic, Ram 1500, Ram 2500, Ram 3500 e Chevrolet Silverado.
Sem essas mudanças nos segmentos de picapes e de SUVs, o ranking da Fenabrave continuará sendo subutilizado, quando poderia ajudar o próprio consumidor a entender a diferenciação entre os modelos.
Já os segmentos de Minivans e Peruas, que foram abandonados pelos consumidores e pelas montadoras, continuam com duas categorias cada uma na classificação da Fenabrave.