Chevrolet Blazer EV trará plataforma Ultium ao Brasil
SUV elétrico da Chevrolet será o primeiro da marca a trazer a tecnologia "Ultium" para nosso país; Blazer EV já desembarcou por aqui
No mês passado, a Chevrolet divulgou que as primeiras unidades do Blazer EV já desembarcaram no país, no porto de Vitória (ES). Além disso, em maio, o SUV já havia sido flagrado rodando em testes pelas ruas brasileiras.
O SUV será o primeiro carro disponível por aqui com a plataforma Ultium, que dará origem à nova safra de elétricos da marca.
Um dos destaques da plataforma é ser flexível, podendo ser aplicada em diferentes configurações de carroceria, e com um conjunto customizado de motores, modos de tração e módulos de baterias.
Elas têm composição química mais avançada para uma maior capacidade de armazenamento de energia, proporcionando maiores autonomia, velocidade de recarga e durabilidade, permitindo experiência de recarga bem mais rápida.
Plataforma Ultium permite flexibilidade na produção
Projetada para uso global, a tecnologia Ultium oferece a flexibilidade e a modularidade ideal para atender os principais mercados onde a empresa atua.
No formato de placas verticais, as células ajudam a aproveitar o máximo de espaço em cada módulo. Assim, podem ficar enfileirados na horizontal para carros mais baixos (como sedãs ou crossovers) ou na vertical para os mais altos (picapes e utilitários), no assoalho da plataforma - o que traz vantagens em aproveitamento de espaço da carroceria e na distribuição mais uniforme de peso entre os eixos.
Plínio Cabral, diretor de Engenharia Elétrica da GM América do Sul, explica que uma das vantagens da tecnologia Ultium é a possibilidade de construir modelos com mais de um motor e de diferentes tipos de trações, bem como eficientes sistemas de regeneração de energia.
Em relação às atuais opções de propulsores, destacam-se os de 180 kW (245 cv) e de 255 kW (345 cv), que podem equipar individualmente os carros ou de maneira combinada, inclusive com um motor assistente de tração de 62 kW (84 cv) para agregar potência, dependendo da aplicação.
Como é o Chevrolet Blazer EV
No Brasil, o Blazer EV entrará no portfólio da Chevrolet no lugar do Bolt, primeiro elétrico da marca no país, que já deixou a linha de produção. Em relação ao visual, o SUV tem linhas modernas, com design marcado principalmente pelos faróis de LEDs que se conectam à grade frontal - que também é iluminada.
Destaque também para as lanternas em formato de bumerangue. Para dar um ar de esportividade, tem um perfil parrudo e linhas agressivas, como a passagem de ar nas caixas de rodas da frente. Sob o capô, a versão RS que será vendida por aqui tem motor de 345 cv e 44,9 kgf.m de torque. No Brasil, o modelo deverá ter 481 km de alcance elétrico, conforme medição do Inmetro.
Por dentro, a central multimídia de 17,7" levemente inclinada para o motorista terá elementos nativos e não oferecerá conexão com CarPlay e Android Auto, importante dizer.
Há ainda quadro de instrumentos digital de 11" e head-up display. Por fim, o SUV tem revestimento de couro e saídas de ar arredondadas, que dão um toque diferenciado. Além disso, entre as tecnologias, tem frenagem autônoma de emergência, estacionamento automático e detector de pedestres, entre outros sistemas de assistência à condução.