Chevrolet Bolt EUV desempenha bem e sabe ser econômico
Chevrolet Bolt EUV foi avaliado na pista de testes da GM no interior de São Paulo e se saiu bem no primeiro contato
Nos primeiros testes com a últimas unidades do Bolt EUV (há um lote de 200 unidades para o Brasil e o elétrico sairá de linha na sequência), a preocupação da Chevrolet não estava em mostrar o desempenho dinâmico do modelo, embora os testes englobassem um 0 a 100 km/h.
A intenção da montadora era externar o quanto o Bolt EUV pode ser econômico. Tanto que o grande mote dos primeiros testes com o modelo foi a tentativa de quebrar o recorde global de autonomia.
O Bolt EUV Range Challenge começou a ser realizado na pista circular do Campo de Provas da GM, em Indaiatuba (SP). A ideia foi colocar o elétrico para andar de modo intermitente na pista, sem recarga e com trocas constantes de pilotos.
O padrão era manter a velocidade em 35 km/h no máximo e não ligar o ar-condicionado. De acordo com o ciclo WLTP, o Bolt EUV é capaz de percorrer 456 km com uma carga completa da bateria. A ideia do desafio era superar a marca, explorando a técnica que otimiza ao máximo a eficiência energética, conhecida como “hypermiling”.
Nesta parte, sem acelerações, foi possível avaliar a ergonomia do Bolt, além da tecnologia a bordo. O elétrico tem comandos simples e de fácil manuseio no volante, como por exemplo o piloto automático, essencial para manter a velocidade no padrão do teste. Logo abaixo do sistema multimídia fica o controle do ar-condicionado, também sem complicadores.
O elétrico não tem uma alavanca de câmbio. Todos os comandos para a condução são acionados por meio de botões, ou seja, modo neutro, marcha a ré e drive têm seus espaços específicos, assim como o one pedal que, quando acionado, reduz a velocidade do modelo já na desaceleração, sem a necessidade dos freios.
Desafio de fato
Colocar o Bolt EUV à prova de verdade foi possível em outro momento do teste, no qual todas as ações eram monitoradas por um computador instalado no banco do carona e que mostrava, na tela, o quanto as ações do piloto impactavam no consumo de energia e na autonomia do hatch.
A primeira parte consistia em uma aceleração até 35 km/h até a entrada em um ponto específico do campo de provas, onde era possível chegar aos 70 km/h e manter tal velocidade com o uso do piloto automático. O Bolt usou baixos KWh, com números similares aos de um chuveiro elétrico.
Em um segundo ponto, aceleramos de 0 a 100 km/h. O Bolt cumpriu os 7,7 segundos prometidos na ficha técnica, também sem acabar com a autonomia. Logo depois, utilizamos as borboletas do modelo. A da esquerda serve como um freio para o elétrico.
Diante de tantos testes, sejam de desempenho ou de economia de elergia, o Chevrolet Bolt EUV mostrou ser capaz de oferecer boas doses de aceleração, caso seja necessário, ao mesmo tempo em que entrega alta autonomia, item que pode destacar-se no trânsito urbano. E tudo com boa ergonomia e tecnologias de fácil manuseio.
O que vem por aí
Enquanto enaltece as propriedades econômicas do Bolt, a Chevrolet prepara os lançamentos do Blazer EV e Equinox EV. Os modelos chegam em 2024 e fazem parte do grande investimento da marca no setor elétrico, incluindo uma nova bateria. Os jornalistas puderam ver de perto o novo Blazer, mas a assessoria da Chevrolet não permitiu a captação de imagens do SUV. O que pode ser adiantado é que se trata de um carro mais baixo e mais comprido que a Trailblazer, com um design de linhas arredondadas. Terá rodas de 21”. Mais detalhes serão revelados no lançamento.