Chevrolet Equinox EV: TUDO sobre o novo carro elétrico da GM
Conhecemos de perto a nova geração do SUV médio, que chega primeiro em sua configuração 100% elétrica com preço tabelado em R$ 419 mil
O Equinox EV é o segundo carro 100% elétrico lançado pela Chevrolet nos últimos dois meses, ambos mais caros que o Bolt, que deixou de ser ofertado com a chegada da dupla de SUVs
O grande lançamento da Chevrolet neste mês é outro carro 100% elétrico de luxo. Após a apresentação do Blazer EV em setembro, agora foi a vez da marca mostrar ao público nacional o Equinox EV, que é um pouco menor e menos potente, embora quase que igualmente tecnológico.
O Equinox EV chega por R$ 419 mil com recursos inteligentes e ainda com a possibilidade da incorporação de novas aplicações e serviços ao longo da vida do veículo por meio de atualizações. A Chevrolet decidiu chamá-lo de "high tech", já que ele tem visual impactante e futurista, equipamentos inovadores de conforto, conectividade e segurança e motor de alta eficiência energética, além de zero emissão.
A arquitetura estrutural e eletrônica específica criada para carros elétricos de última geração da Chevrolet permitiu aos projetistas criarem um veículo refinado dinamicamente e com design futurista. O entre-eixos, por exemplo, tem 2,95 metros - número de um SUV de porte superior, como o Blazer EV (que tem 3,09 m).
"O modelo EV complementa a linha Equinox. É uma opção adicional ao portfólio de alta gama da Chevrolet e foi pensado para atender famílias que buscam um SUV à frente do seu tempo", explica Paula Saiani, diretora de Marketing de produto da GM América do Sul.
Importante: o Equinox com motor 1.5 a combustão, atual, segue à venda por iniciais R$ 227.990.
O Equinox EV estreia com dois motores elétricos, tração integral chamada eAWD e bateria de 85 kWh. O conjunto proporciona a maior autonomia da categoria - 443 km no ciclo do PBEV do Inmetro. A velocidade de recarregamento é outra vantagem, na visãod da GM: até 22 kW (AC) e 150 kW (DC), o que é cerca de 3,5 vezes mais eficiente que EVs tradicionais.
O novo SUV é capaz de ir de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos (ele pesa 2.336 kg). A mesma agilidade, de acordo com a marca, pode ser notada em retomadas de velocidade, como em ultrapassagens.
O modelo - que também é um dos carros mais premiados dos Estados Unidos - vem com faróis e lanternas full LED formando filetes horizontais com iluminação interativa, para-choques decorados com textura "3D", puxadores de porta embutidos (para melhor a aerodinâmica) e traços que, segundo a marca, apontam a próxima tendência estética de automóveis da categoria: a base da tampa do porta-malas proeminente.
Por dentro do Equinox EV
O carro vem de série com o sistema One Pedal com dois níveis de atuação e aleta de regeneração e com -recursos avançados, como frenagem autônoma de emergência - também em marcha a ré - e correção da direção em caso de risco de colisão lateral.
Mais uma virtude do carro é a climatização adaptativa da cabine: a temperatura do ar-condicionado, do volante e dos bancos se ajusta automaticamente conforme o clima do lado de fora. O ambiente também pode ser pré-ajustado por dia e horário de acordo com a rotina de quem o usa.
Além disso, o carro também é totalmente conectado. Ou seja, não requer smartphone para projetar aplicativos e mapas online, por exemplo. Utiliza como sistema nativo o Google built-in com navegação integrada específica para EVs, indicando inclusive a autonomia do veículo no destino e pontos de recarga.
Tudo isso aparece na maior tela do segmento, uma gigantesca peça de 17,7" que compõe o cockpit virtual. O pacote de conectividade ainda tem Wi-Fi nativo, serviços de proteção e telemetria do OnStar, aplicativo para comandar funções à distância e atualização remota de sistemas eletrônicos.
Atrás do volante o carro vem com painel de instrumentos de 11 polegadas configurável - são mais de 20 opções de setup, com informações que vão desde estatísticas acerca da eficiência de condução, passando pelas condições do veículo e até a capa do álbum que está tocando no sistema de áudio.
Em termos de dirigibilidade, ele oferece três modos de condução: Normal, Esportivo e Neve. Para os mais entusiastas, há ainda ajustes para a sensibilidade de resposta do volante, pedais de freio e acelerador.
ADAS de última geração
O Equinox EV vem equipado de série com controle de cruzeiro adaptativo (ACC); alertas de colisão e de tráfego cruzado; da frenagem autônoma de emergência; e de correção da direção em caso de risco de colisão lateral. Outro equipamento é o alerta de ponto cego para bicicletas, que permanece ativo mesmo após o carro ser desligado para auxiliar o desembarque.
Por ser um carro carro de família, a GM afirmou que o pacote de segurança teve valor especial. Vem com airbags frontais, laterais, de cortina e de joelhos - somando oito bolsas - e o sistema de tração eAWD, além dos obrigatórios sistemas eletrônicos de tração e estabilidade para maior controle do veículo.
O porta-malas tem capacidade para 441 litros, somando o compartimento extra na parte inferior.
Banco do motorista com ajuste elétrico, memória e alerta vibratório; teto solar elétrico panorâmico; tampa traseira com abertura elétrica por aproximação e pneus e vidros antirruído são outros itens que reforçam a proposta luxuosa do carro.
O nascimento da fera elétrica
O Equinox EV foi concebido desde o início para ser um veículo zero emissão. Por isso sua arquitetura é própria de uma geração mais tecnológica de EVs. As baterias trazem uma composição química avançada para maior capacidade de armazenamento de energia, maior autonomia, maior velocidade de recarga e de durabilidade, permitindo uma experiência de recarregamento mais ágil.
Na prática, é possível somar 130 km de autonomia em aproximadamente 10 minutos. E seu desempenho ainda pode ser empolgante: com 4,84 m de comprimento, 1,95 m de largura e 2.336 kg, ele arranca de 0 a 100 km/h em 5,8 s. E é divertido já que o baixo centro de gravidade da carroceria ajuda nesse quesito.
Ele é o quinto dos seis lançamentos anunciados para 2024 e se junta ao Blazer EV RS. São quatro opções de cores: preta, branca, cinza e vermelha e oito anos (ou 160 mil km) de garantia para o sistema elétrico.