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Chevrolet Equinox Turbo anda bem na rua, na estrada e na serra

Já dirigimos a versão RS do Novo Equinox Turbo, que ganhou potência, tem mais tecnologia e traz novos itens de segurança; veja os preços

3 dez 2024 - 10h00
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Chevrolet Equinox Turbo RS
Chevrolet Equinox Turbo RS
Foto: GM / Guia do Carro

O SUV mais vendido pela Chevrolet no mundo chegou à 4ª geração com mudanças significativas, embora não radicais. O Chevrolet Equinox Turbo desembarca no Brasil em duas versões: Activ e RS. A primeira tem estilo aventureiro, enquanto a segunda abrange a gente esportividade. Os preços são de R$ 267.000 para as duas versões.

As versões se diferenciam pela grade e para-choques customizados, conjunto distinto de rodas e pneus, além de uma cabine ambientada para cada perfil. Compartilham, entretanto, conectividade 5G, assistentes de segurança e direção, pacote de itens de conforto e nova configuração mecânica.

E é sob o capô que está uma das mudanças. O motor 1.5 litro turbo agora entrega 177 cv de potência a 5.600 rpm (antes eram 172 cv) e 275 Nm de torque a 2.000 rpm. A transmissão automática é de 8 marchas, com possibilidade de trocas manuais nas borboletas atrás do volante.

A aceleração de 0 a 100 km/h acontece em 9,3 segundos. As rodas são de 20”. O gasto médio gasolina é de 9 km/l na cidade e 10,7 km/l na estrada. 

O Chevrolet Equinox tem assoalho traseiro plano, vidros com isolamento acústico e térmico, bancos climatizados com memória, volante aquecido e cockpit virtual com duas telas.

Chevrolet Equinox Turbo RS
Chevrolet Equinox Turbo RS
Foto: GM / Guia do Carro

Por fora, o Chevrolet Equinox apresenta a frente mais alta e ângulos retos. A dianteira apresenta conjunto óptico bipartido. Há molduras que contornam as caixas de roda e seguem por toda a base das portas. Assim, a geometria da coluna “C”. O Equinox recebe também efeito de teto flutuante (panorâmico).

A lateral ganhou elementos inéditos. A traseira tem lanternas com assinatura de LED em forma de “Y”.

O SUV ficou um pouco maior. São 4.667 mm de comprimento, 1.902 mm de largura e 1.713 mm de altura. O porta-malas comporta até 469 litros e conta com um segundo espaço abaixo para “esconder” cargas.

Chevrolet Equinox Turbo RS
Chevrolet Equinox Turbo RS
Foto: GM / Guia do Carro

Por dentro, o Novo Equinox Turbo tem assentos produzidos com material sintético capaz de dissipar calor. As forrações do painel e dos encostos de braços passam a ser soft touch. 

A versão Activ tem elementos em tons escurecidos na carroceria, pneus de perfil mais alto e interior com acabamentos caramelo. Na RS predominam os revestimentos pretos decorados com costura vermelha e azul até no volante, de base reta.

O Chevrolet Equinox conta, a partir de agora, com alerta de tráfego cruzado dianteiro e traseiro com frenagem autônoma de emergência, alerta de ponto cego com correção ativa da direção, controle adaptativo de cruzeiro, além de sensor perimetral de desembarque, câmera 360º e retrovisor interno com projeção de vídeo.

Chevrolet Equinox Turbo RS
Chevrolet Equinox Turbo RS
Foto: GM / Guia do Carro

Na conectividade, oferece sistema OnStar 5G e um multimídia MyLink (11,3”). O sistema permite velocidade de conexão entre 10 e 100 vezes mais rápida, dependendo da infraestrutura local.

Agora dá para fazer trocas de marcha manualmente por meio de aletas atrás do volante, bem como selecionar um dos três modos de condução do veículo: normal, baixo atrito e off-road. 

O Chevrolet Equinox tem ainda tração (AWD) integral inteligente. O sistema é projetado para distribuir automaticamente a potência às rodas com maior aderência.

Chevrolet Equinox Turbo RS
Chevrolet Equinox Turbo RS
Foto: GM / Guia do Carro

Primeiras impressões do Equinox Turbo 

O Guia do Carro teve acesso à versão RS do Chevrolet Equinox em um teste realizado entre São Paulo e Campos do Jordão. O trajeto envolveu tráfego urbano, estradas e subida de serra. E o Chevrolet Equinox desempenhou um bom papel nos três cenários.

O motor entrega a potência prometida sem ser muito exigido, ou seja, o ganho de velocidade é muito rápido. Os pneus 20”, aliados à suspensão independente na dianteira e na traseira resultam em uma excelente estabilidade e surpreendente suavidade. Tudo isso com ótimo isolamento acústico e todas as informações necessárias no painel e na tela do sistema multimídia.

Chevrolet Equinox Turbo RS
Chevrolet Equinox Turbo RS
Foto: GM / Guia do Carro

São três modos de condução: normal, baixo atrito e off road. Tudo muito bom, tudo muito bem, mas falta um modo Sport, perfeitamente cabível em uma versão…esportiva. 

Outra particularidade está na alavanca do cambio, posicionada atrás do volante, do lado direito. Para colocar no modo Drive é necessário puxá-lá para, então, abaixar para que a letra D apareça no painel. E, para que as borboletas atrás do volante auxiliem de fato o motorista, é necessário que o câmbio esteja no modo L (Low).

Chevrolet Equinox Turbo RS
Chevrolet Equinox Turbo RS
Foto: GM / Guia do Carro

Na subida da serra até Campos do Jordão o Equinox RS parecia estar em uma pista plana. Não faltaram força, nem conforto. O SUV oferece boas condições. Resta saber se os preços anunciados ajudarão a alavancar as vendas.

Guia do Carro
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