Chevrolet já tem um inédito SUV para substituir o Cruze
Maior do que o Tracker e menor do que o Equinox, inédito SUV vai se chamar Chevrolet Seeker; Cruze não terá uma nova geração
A Chevrolet já tem um inédito SUV para substituir o Cruze, que é vendido no Brasil e fabricado na Argentina. Este carro está em fase final de desenvolvimento e vai se chamar Chevrolet Seeker. O carro foi fotografado em testes na China. Imagens do Chevrolet Seeker sem camuflagem foram publicadas pelo site GM Authority, especializado em notícias e segredos dos carros da General Motors.
Segundo GM Authority, o Chevrolet Seeker tem 4,536 m de comprimento, 1,821 m de largura, 1,565 m de altura e 2,700 m de distância entre-eixos. Para além de ter um porte entre os SUVs Tracker e Equinox, o inédito Chevrolet Seeker tem a mesma distância entre-eixos da atual geração do Cruze (sedã e hatch).
“Conforme destacado pelas últimas fotos de espionagem, o Seeker tem proporções inspiradas no Chevy Blazer de aparência esportiva com seus quadris afiados, a forma proeminente do pilar D e a traseira volumosa”, afirma o site GM Authority em reportagem assinada por Deivis Centeno, publicada no último domingo (17).
A GM, evidentemente, não vai se manifestar sobre o futuro do Chevrolet Cruze, pois precisa continuar vendendo o carro. Mas, apesar de ser um ótimo automóvel, que avaliamos recentemente na versão Cruze RS Sport6, os hatches e sedãs médios perderam a corrida de mercado para os utilitários esportivos.
Como o Seeker está sendo desenvolvido na China e usa a mesma plataforma dos Chevrolet Onix, Tracker e Onix Plus, faz todo sentido considerá-lo como substituto do Cruze. Afinal, a própria GM já afirmou que terá um novo carro produzido na Argentina, só não disse qual. Se for confirmado que o substituto do Cruze será o Chevrolet Seeker, ele pode até estrear uma nova motorização.
Na China, o Chevrolet Seeker será equipado com um motor 1.5 turbo de 177 cv de potência e terá uma versão RS, com design esportivo. Este motor não está disponível na Argentina e no Brasil. O Chevrolet Cruze utiliza o 1.5 turbo de 153 cv com câmbio automático de 6 marchas. Um novo motor, mais potente, poderia ser interessante para os planos da GM, pois o Seeker seria concorrente do Jeep Compass (185 cv) e do Toyota Corolla Cross (174 cv), além do Volkswagen Taos (150 cv).
A Chevrolet é a única marca de grande volume que ainda não tem um carro da categoria C-SUV (médio) fabricado na América do Sul. Ela conta apenas com o Chevrolet Equinox, que é produzido no Canadá e nos Estados Unidos. Este ano o Equinox não teve nenhuma venda. Segundo a GM, o Chevrolet Equinox voltará em breve ao mercado brasileiro.