Chevrolet Montana conquista 3 estrelas em crash test do Latin NCAP
Latin NCAP destaca resultado do teste do Chevrolet Montana como referência no segmento, mas recomenda mais itens de segurança para a picape
O Latin NCAP apresentou nesta terça-feira, 3, mais uma rodada de crash-tests. O destaque fica para a picape Chevrolet Montana, que obteve um resultado de três estrelas, de cinco possíveis no total. Além dela, o Latin NCAP também testou o Toyota Raize, um SUV que não é vendido no Brasil, mas que está disponível em outros mercados da América Latina.
O Chevrolet Montana, produzido no Brasil, conquistou três estrelas. Testada a pedido da fabricante, a picape oferece seis airbags e controle eletrônico de estabilidade de série. Este carro alcançou 79,18% em Proteção do Ocupante Adulto, 71,08% em Proteção do Ocupante Infantil, 44,45% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis da Estrada e 65,12% em Sistemas de Assistência à Segurança.
O veículo foi testado em impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical (whiplash), proteção de pedestres, assistência à velocidade e ESC. A proteção dos ocupantes adultos no teste de colisão frontal mostrou proteção de boa a adequada com uma estrutura estável, boa proteção no teste de impacto lateral e boa proteção da cabeça com proteção marginal do tórax no teste de impacto lateral de poste.
“A Chevrolet mais uma vez estabelece a referência em um segmento popular, o de picapes pequenas, mostrando boa proteção em comparação com a baixa classificação de seu concorrente direto, o Fiat Strada. Esperamos que a Chevrolet reconsidere sua estratégia de proteção do ocupante infantil e as tecnologias ADAS, pois entendemos que esse modelo pode ter um desempenho melhor e alcançar classificações mais altas de estrelas”, afirmou Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP.
O veículo não oferece frenagem autônoma de emergência nem mesmo como opcional, o que limitou a pontuação máxima a ser alcançada. A proteção para crianças foi baixa devido ao posicionamento de ambos os dummies voltados para a frente, sem seguir as recomendações que o próprio fabricante seguiu para outros modelos recentes com bons resultados, mesmo quando os sistemas de retenção infantil recomendados e utilizados no teste os permitem instalá-los voltados para trás.
Esse resultado é válido para todos os veículos Chevrolet Montana produzidos a partir do VIN: 9BGEY43B0SB171251, com data de produção no dia 23 de agosto de 2024. O Latin NCAP sempre avalia a versão mais básica em termos de equipamento de segurança passiva dos modelos.
Além da Montana, também foi testado o Toyota Raize. Produzido na Indonésia, o SUV obteve apenas uma estrela. O Raize oferece dois airbags e controle eletrônico de estabilidade de série, e apresentou estrutura instável nos impactos frontal e lateral. O teste de colisão contra poste não foi realizado. O modelo não tem previsão de chegar ao Brasil.