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Chevrolet Montana conquista 3 estrelas em crash test do Latin NCAP

Latin NCAP destaca resultado do teste do Chevrolet Montana como referência no segmento, mas recomenda mais itens de segurança para a picape

3 set 2024 - 13h02
(atualizado em 4/9/2024 às 10h01)
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Crash Test do Chevrolet Montana no Latin NCAP
Crash Test do Chevrolet Montana no Latin NCAP
Foto: Latin NCAP/Divulgação

O Latin NCAP apresentou nesta terça-feira, 3, mais uma rodada de crash-tests. O destaque fica para a picape Chevrolet Montana, que obteve um resultado de três estrelas, de cinco possíveis no total. Além dela, o Latin NCAP também testou o Toyota Raize, um SUV que não é vendido no Brasil, mas que está disponível em outros mercados da América Latina.

O Chevrolet Montana, produzido no Brasil, conquistou três estrelas. Testada a pedido da fabricante, a picape oferece seis airbags e controle eletrônico de estabilidade de série. Este carro alcançou 79,18% em Proteção do Ocupante Adulto, 71,08% em Proteção do Ocupante Infantil, 44,45% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis da Estrada e 65,12% em Sistemas de Assistência à Segurança.

O veículo foi testado em impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical (whiplash), proteção de pedestres, assistência à velocidade e ESC. A proteção dos ocupantes adultos no teste de colisão frontal mostrou proteção de boa a adequada com uma estrutura estável, boa proteção no teste de impacto lateral e boa proteção da cabeça com proteção marginal do tórax no teste de impacto lateral de poste. 

Crash Test do Chevrolet Montana no Latin NCAP
Crash Test do Chevrolet Montana no Latin NCAP
Foto: Latin NCAP/Divulgação

“A Chevrolet mais uma vez estabelece a referência em um segmento popular, o de picapes pequenas, mostrando boa proteção em comparação com a baixa classificação de seu concorrente direto, o Fiat Strada. Esperamos que a Chevrolet reconsidere sua estratégia de proteção do ocupante infantil e as tecnologias ADAS, pois entendemos que esse modelo pode ter um desempenho melhor e alcançar classificações mais altas de estrelas”, afirmou Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP.

Crash Test do Chevrolet Montana no Latin NCAP
Crash Test do Chevrolet Montana no Latin NCAP
Foto: Latin NCAP/Divulgação

O veículo não oferece frenagem autônoma de emergência nem mesmo como opcional, o que limitou a pontuação máxima a ser alcançada. A proteção para crianças foi baixa devido ao posicionamento de ambos os dummies voltados para a frente, sem seguir as recomendações que o próprio fabricante seguiu para outros modelos recentes com bons resultados, mesmo quando os sistemas de retenção infantil recomendados e utilizados no teste os permitem instalá-los voltados para trás.

Esse resultado é válido para todos os veículos Chevrolet Montana produzidos a partir do VIN: 9BGEY43B0SB171251, com data de produção no dia 23 de agosto de 2024. O Latin NCAP sempre avalia a versão mais básica em termos de equipamento de segurança passiva dos modelos.

Crash Test do Toyota Raize no Latin NCAP
Crash Test do Toyota Raize no Latin NCAP
Foto: Latin NCAP/Divulgação

Além da Montana, também foi testado o Toyota Raize. Produzido na Indonésia, o SUV obteve apenas uma estrela. O Raize oferece dois airbags e controle eletrônico de estabilidade de série, e apresentou estrutura instável nos impactos frontal e lateral. O teste de colisão contra poste não foi realizado. O modelo não tem previsão de chegar ao Brasil.

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