Chevrolet Montana e Tracker chegam a 141 cv e melhoram consumo
Motores 1.0 e 1.2 turbo do Chevrolet Tracker e Montana ganham injeção direta e atualizações de software por novas regras de emissões de 2025
Os Chevrolet Tracker e a Montana acabam de ficar mais potentes no Brasil. Antecipando as novas regras do Proconve L8, que entram em vigor a partir de 2025, a dupla de carros da Chevrolet estreia atualizações mecânicas que elevam o torque em até 15% e reduzem o consumo de combustível em até 9%, com menor índice de emissões. Agora, o Tracker e a Montana tem até 141 cv nas versões com motor 1.2 turbo.
Em janeiro entra em vigor a próxima fase do programa de controle de poluentes, que estipula novos limites para gases de escapamento, partículas e ruído, bem como requisitos de durabilidade, sistemas de diagnóstico de bordo e testes em uso, entre outras disposições.
Com isso, os motores 1.0 e 1.2 turbo do Tracker passam a contar com injeção direta de combustível e atualizações de software. O motor 1.0 turbo flex passou de 116 cv a 121 cv, enquanto o 1.2 turbo flex foi de 133 cv para 141 cv, sempre com transmissão automática de seis marchas.
De acordo com a Chevrolet, a aceleração de 0 a 100 km/h do Tracker 1.2 ficou 1,4s mais rápida. O modelo também ficou mais econômico, chegando a poupar quase dois tanques por ano, considerando a rodagem média do brasileiro. A picape Montana também oferece o motor 1.2 turbo, que também ganhou as mesmas novidades do Tracker.
Na configuração automática, a aceleração de 0 a 100 km/h está agora 0,8s mais rápida, enquanto na versão manual a evolução é de 0,6s, comparando com o modelo anterior.
Junto com as novidades, a Chevrolet também aproveitou para comparar a evolução dos seus motores ao longo do tempo. Com as últimas atualizações, o motor 1.0 do Tracker passa a entregar exatamente a mesma potência (121 cv) do antigo 2.0 do Kadett GSi, um motor com o dobro do tamanho em um carro esportivo dos anos 90. Já o 1.2 turbo gera até 224 Nm de torque, praticamente o mesmo que o antigo motor 2.4 do Vectra de 2008.
Veja o comparativo entre as diferentes tecnologias e configurações dos novos motores:
MOTOR | POTÊNCIA 2024 |
POTÊNCIA 2025 |
TORQUE 2024 |
TORQUE 2025 |
1.0 turbo flex | 116 cv (gasolina/etanol) | 117 cv (+1,2%) /121 cv (+4,7%) (gasolina/etanol) |
160 Nm/164 Nm (gasolina/etanol) |
179 Nm (+12,3%) /185 Nm (+12,5%) (gasolina/etanol) |
1.2 turbo flex | 132 cv/133 cv (gasolina/etanol) |
139 cv (+5,1%) /141 cv (+6,3%) (gasolina/etanol) |
190 Nm/210 Nm (gasolina/etanol) |
219 Nm (+15,4%) /224 Nm (+7,0%) (gasolina/etanol) |
Chevrolet Tracker - 0 a 100 km/h (gasolina) | |||
Motor | 2024 | 2025 | Variação |
1.0 turbo | 11,8s | 10,9s | 7,6% |
1.2 turbo | 11,1s | 9,7s | 12,6% |
Chevrolet Montana - 0 a 100 km/h (gasolina) | |||
Motor | 2024 | 2025 | Variação |
1.2 turbo MT | 11,7s | 10,9s | 7,0% |
1.2 turbo AT | 10,1s | 9,5s | 6,0% |
Chevrolet Tracker - Consumo | ||||
Motor | Cidade 2024 | Cidade 2025 | Estrada 2024 | Estrada 2025 |
1.0 turbo | 11,2 km/l (g) 7,8 km/l (e) |
11,6 km/l (g) 8,0 km/l (e) |
13,6 km/l (g) 9,6km/l (e) |
13,7 km/l (g) 9,8 km/l (e) |
1.2 turbo | 10,4 km/l (g) 7,2 km/l (e) |
11,2 km/l (g) 7,7 km/l (e) |
13,2 km/l (g) 9,2 km/l (e) |
14,1 km/l (g) 10,0 km/l (e) |
Chevrolet Montana - Consumo | ||||
Motor | Cidade 2024 | Cidade 2025 | Estrada 2024 | Estrada 2025 |
1.2 turbo MT | 12,0 km/l (g) 8,3 km/l (e) |
12,3 km/l (g) 8,4 km/l (e) |
13,6 km/l (g) 9,6 km/l (e) |
13,7 km/l (g) 9,7 km/l (e) |
1.2 turbo AT | 11,1 km/l (g) 7,7 km/l (e) |
11,0 km/l (g) 7,5 km/l (e) |
13,3 km/l (g) 9,3 km/l (e) |
13,5 km/l (g) 9,7 km/l (e) |