Chevrolet Montana tem nota média em teste do Latin NCAP
Picape feita em São Caetano do Sul (SP) passou pelo crivo do Latin NCAP, mas não conseguiu as cinco estrelas máximas do crash test
Nesta semana, o Latin NCAP - programa que avalia a segurança de veículos novos vendidos na América Latina e no Caribe - divulgou os resultados dos testes de impacto feitos com a Chevrolet Montana.
Produzida no Brasil, a picape teve uma nota mediana, alcançando três estrelas na pontuação geral entre as cinco possíveis.
A falta de alguns itens de série, além de uma avaliação não tão boa na proteção de crianças, prejudicou a classificação do modelo.
Assim, a picape atingiu 79,18% em proteção do ocupante adulto, 71,08% em proteção do ocupante infantil, 44,45% em proteção de pedestres e usuários vulneráveis da estrada e 65,12% em sistemas de assistência à segurança.
Avaliação do Latin NCAP
A picape passou por testes de impactos frontal, lateral, lateral de poste, chicotada cervical, proteção de pedestres, assistência à velocidade e controle eletrônico de estabilidade (ESC).
Apesar dos bons resultados na proteção de adultos, o índice para crianças foi considerado baixo. O motivo foi a posição recomendada pela Chevrolet para as cadeirinhas, voltada para a frente. De acordo com a entidade, essa prática não está de acordo com as recomendações globais, de que dispositivos devem ficar voltados para trás.
Dessa forma, o sistema de retenção infantil não foi capaz de evitar a exposição do tórax e do pescoço.
Por fim, a nota mediana em sistemas de assistência à segurança se deu porque o veículo não oferece frenagem autônoma de emergência - nem como opcional. Isso limitou atingir a pontuação máxima. O Latin NCAP informa ainda que a avaliação da Montana ocorreu por decisão voluntária da montadora.