Chevrolet Onix Plus, rei dos sedãs nacionais, vendeu como hatch
RETROSPECTIVA 2022: Sedãs costumam vender menos do que os hatches porque são mais caros, porém faltou combinar com o Onix Plus
O Chevrolet Onix Plus é o novo rei dos sedãs nacionais. Ele já tinha sido o mais vendido em 2021, mas sua oferta foi muito oscilante e ele se distanciou pouco do Toyota Corolla. Mas desta vez não. O Onix Plus brilhou muito nas vendas e quebrou o paradigma de que sedãs vendem menos do que os hatches por serem mais caros.
De julho a novembro o Onix Plus teve média de 8 mil vendas/mês. Brigar com os sedãs ficou fácil para este Chevrolet. Por isso, ele passou a incomodar os hatches nos números de venda. Segundo o último informe da Fenabrave, de 20 de dezembro, o Onix Plus soma 70.840 emplacamentos no ano.
O Onix Plus é sucessor do Chevrolet Prisma. Em 2019, antes da pandemia de Covid, a dupla Prisma /Onix Plus obteve 100 mil vendas. Este número pode ser a meta do Chevrolet Onix Plus para 2023, se o mercado seguir melhorando.
O Fiat Cronos também teve uma boa temporada entre os sedãs compactos, porém com 21 mil carros a menos do que o Onix Plus. O Cronos melhorou suas vendas depois que ganhou versões com câmbio CVT. Sua melhor venda foi em novembro (6.575 unidades). Fabricado na Argentina, o Fiat Cronos também tem potencial para crescer em 2023.
Em 3º lugar, garantindo uma honrosa posição no pódio em seu ano de despedida, aparece o Volkswagen Voyage. Direcionado para as vendas diretas, o Voyage tem 34.289 matrículas até agora, o que lhe deu uma boa vantagem sobre o Hyundai HB20S, que se renovou e ficou mais bonito, porém tem menos de 24 mil vendas.
Em seguida temos um carro que ganhou muitos elogios este ano: o New City, da Honda. Totalmente renovado, o Honda City agradou público e especialistas, mas segue sendo um carro de vendas moderadas, devido ao seu posicionamento de preço. O New City deve fechar o ano com 22 mil emplacamentos.