Chevrolet Onix terá nova pausa na produção antes de ganhar novo visual
Fábrica de Gravataí terá produção suspensa novamente nos próximos meses, antes da chegada da linha 2026 dos Chevrolet Onix e Onix Plus
A produção dos Chevrolet Onix e Onix Plus terá mais uma pausa antes da chegada da linha 2026. Além da suspensão prevista entre os dias 17 de fevereiro e 7 de março, a montadora americana pretende reduzir parcialmente o ritmo de produção em Gravataí (RS) a partir de abril, para ajustes de modernização e atualização na linha de montagem e no programa de produção.
De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí (Sinmgra), a suspensão deve envolver lay-offs e férias durante um período, e a partir de 22 de abril, cerca de 50% dos funcionários dos dois turnos da fábrica gaúcha entrarão em mais um lay-off – que é quando ocorre a suspensão do contrato de trabalho – que pode durar de dois a cinco meses.
A segunda pausa na produção também afetará aos fornecedores de componentes da fábrica. Ainda segundo o sindicato, os funcionários receberão 13º, salário integral e os demais benefícios, incluindo dois salários como participação nos lucros em caso de demissões. As informações foram divulgadas por Valcir Ascari, presidente do Sindicato. A GM confirmou em nota as negociações.
A fábrica de Gravataí conta com cerca de 5 mil colaboradores, e terá R$ 1,2 bilhão de investimentos até 2028 para produzir os novos Onix, Onix Plus e um inédito SUV. Apesar da resposta oficial da General Motors não especificar, a pausa teria relação com os novos Onix e Onix Plus, que serão lançados nos próximos meses no Brasil.
Como os novos Chevrolet Onix e Onix Plus serão lançados em pouco tempo, a marca pretende diminuir o estoque de unidades com o visual prestes a ficar desatualizado. A linha 2026 da dupla terá mudanças visuais por dentro e por fora, além da motorização 1.0 turbo mais potente – com 121 cv, contra os 116 cv atuais.
Já flagrados em testes, os novos Onix e Onix Plus terão faróis com luzes de LED e nova assinatura visual. Outras mudanças serão a grade dianteira e os para-choques redesenhados, novas rodas e lanternas. No interior, a dupla deve ganhar o mesmo painel digital e central multimídia que estrearam em 2024 no Spin, além de melhorias no acabamento.
O nível de equipamentos deve ser maior, com destaque para itens de conectividade e de segurança. Sob o capô, os novos Onix e Onix Plus devem ganhar as melhorias que já estão disponíveis para o Tracker, que recebeu injeção direta de combustível e atualizações de software no fim do ano passado. Sendo assim, o motor 1.0 turbo flex passará de 116 cv a 121 cv, enquanto o torque sobe de 164 Nm para 185 Nm.
O consumo também deve melhorar, assim como o desempenho. As versões de entrada seguirão com o motor 1.0 flex aspirado de 78/82 cv (gasolina/etanol) e 95/104 Nm (g/e), sempre com câmbio manual de seis marchas. Já as versões turbinadas terão um automático de seis marchas.