Chevrolet Onix terá sistema híbrido até 2027 para não perder vendas
GM decide flexibilizar transição para o carro elétrico e vai produzir veículos híbridos no Brasil, mas mantém programa 100% elétrico
O Chevrolet Onix não vai perder seu potencial de vendas no Brasil por causa de um dogma. Apesar de a GM manter sua estratégia de fabricar somente veiculos 100% elétricos a partir de 2035, o Onix terá um sistema híbrido até 2027.
A informação foi dada ao Guia do Carro por uma fonte da General Motors. No início de 2024 a GM América do Sul vai anunciar um novo ciclo de investimentos e nele estará incluída a transição para veículos elétricos utilizando um sistema híbrido.
O Chevrolet Onix é estratégico para a GM na América do Sul, por isso os executivos locais convenceram a matriz, em Detroit, de que será necessária uma flexibilização para o carro híbrido durante a transição para o elétrico.
O objetivo de São Caetano do Sul é não perder vendas do Onix para carros da Volkswagen e da Stellantis, que também serão híbridos.
A fonte não informou se o sistema híbrido do Chevrolet Onix será flex, como o de outras montadoras. Mas o Guia do Carro apurou que o Onix será apenas um dos carros híbridos da GM. Outros modelos da linha, como Chevrolet Tracker, Onix Plus e Nova Montana, também terão motorização híbrida.
Ainda não está decidido se o sistema híbrido da GM começará com o Onix ou com o Tracker. Ou mesmo com os dois. Da mesma forma, ainda não há uma informação segura sobre o tipo de eletrificação dos carros da Chevrolet – é possível que o Onix e o Onix Plus usem um híbrido leve (MHEV) e o Tracker e Nova Montana usem um sistema mais complexo.
A partir de 2035, entretanto, todos os carros da GM no mundo serão elétricos a bateria, inclusive no Brasil. Parte desses carros virá importada dos Estados Unidos e os projetos locais serão baseados nos carros da GM-SAIC, da China.