Chevrolet Onix vs. Fiat Strada é a nova briga de mercado
[Análise] Onix ou Strada: qual desses carros será o campeão nacional de vendas em 2022? Esta parece ser a briga que vai atravessar o ano
O ano mal começou e já temos a briga de mercado que vai movimentar as discussões em 2022: Chevrolet Onix vs. Fiat Strada. Mais do que uma guerra de números, GM e Stellantis travam aqui uma guerra de conceitos. O Chevrolet Onix aposta num modelo mais tradicional, o do hatchback compacto, porém recheado de tecnologias. A Fiat Strada aposta na disrupção, ou seja, num modelo de carro que transcende a utilidade de uma picape e avança em antigos consumidores do próprio Onix.
Não é segredo que o Chevrolet Onix, em seis anos de liderança (2015 a 2021) revolucionou o segmento de hatches compactos, pois foi além da fórmula básica que deu 27 anos de invencibilidade ao Volkswagen Gol. Mais do que oferecer a mobilidade prática, o Onix introduziu no segmento de compactos conteúdos que antes só eram vistos em carros superiores, como câmbio automático e conectividade avançada. Com o Gol, a VW liderou, mas não revolucionou. Com o Onix, a GM quebrou paradigmas.
Mas então sugriu a nova Fiat Strada, em 2021. A Stellantis teve um golpe de sorte mercadológica, pois a crise dos semicondutores e prioridades internas da GM achataram o consumo de Onix e o carro terminou 2021 com apenas 73.623 vendas. Já a Fiat Strada trouxe para o mercado uma das daquelas joias raras que só de vez em quando surgem na indústria automobilística: um carro disruptivo e que reúne, como nenhum outro, utilidade e emoção num só produto.
A nova Fiat Strada foi capaz de agradar não apenas aos consumidores de picapes, mas também de avançar sobre clientes do Chevrolet Onix e de outros hatchbacks compactos, pois tem espaço similar, dirigibilidade similar, bagageiro muito maior e um design mais insinuante, mais cativante, que dá ao condutor um certo status de aventura. A Stellantis nem sequer precisou ter um motor brilhante para transformar a Fiat Strada na primeira picape campeã nacional de vendas, com 109.107 emplacamentos em 2021.
Guerra de vendas em 2022
Fevereiro é o terceiro mês seguido em que o carro da GM incomoda a liderança da o carro da Stellantis. Em dezembro, mostrando que estava de volta ao mercado, o Chevrolet Onix ganhou por 11.529 contra 9.060 registros. Retrato também de uma demanda que estava excessivamente reprimida pela ausência de Onix nas concessionárias.
Em janeiro, aparentemente, as coisas tinham voltado ao "novo normal". A Strada voltou a ser o carro número 1 em vendas com 6.716 registros, enquanto o Onix ficou com 5.203. Mas, em fevereiro, decorrido metade do mês de 28 dias, o Chevrolet Onix aparece novamente como o mais vendido, com 3.119 matrículas contra 2.980 da Fiat Strada. Na contagem anual, a Strada tem 9.696 vendas e o Onix contabiliza 8.322.
A diferença de 1.374 é pequena e a tendência é diminuir. Ao longo dos meses, veremos ainda o crescimento do Fiat Pulse, que teoricamente atrapalha um pouco as pretensões da Strada, mas não muito, porque a rentabilidade da picape para os cofres da Stellantis parece ser maior do que a do SUV nas versões superiores, apesar dos descontos que normalmente ocorrem no segmento de picapes.
PERÍODO | CHEVROLET ONIX | FIAT STRADA |
Dezembro | 11.529 | 9.060 |
Total 2021 | 73.623 | 109.107 |
Janeiro | 5.203 | 6.716 |
Fevereiro | 3.119 | 2.980 |
Total 2022 | 8.322 | 9.696 |
A briga Chevrolet Onix vs. Fiat Strada talvez dure muito mais tempo do que parecia num primeiro momento. Isso porque estamos falando de dois conceitos de carros. E aqui são dois carros que mudaram não apenas o segmento, mas a própria dinâmica do mercado automotivo.