Chevrolet retira equipamentos de Onix, Onix Plus e Tracker
Por conta da falta de semicondutores, Chevrolet Onix, Onix Plus e Tracker deixam de oferecer ar digital, Wi-Fi, Bluetooth e Android Auto
A General Motors ainda sente os efeitos da crise mundial dos semicondutores. Por conta da falta de componentes, a montadora americana comunicou aos seus concessionários que vai retirar – ao menos temporariamente – alguns equipamentos de série do Chevrolet Onix, Onix Plus e Tracker a partir de julho. As informações foram publicadas pela revista Quatro Rodas.
De acordo com um comunicado divulgado internamente pela GM, os modelos Onix, Onix Plus e Tracker terão mudanças nos recursos de conectividade na central multimídia My Link de 8’’. Dentre as baixas, o trio de carros vai perder a conexão Bluetooth, internet 4G com Wi-Fi integrado e a função Android Auto – com ou sem fio. Já a função Apple CarPlay perde o pareamento wireless, mas permanece via cabo. O documento não menciona a funcionalidade OnStar.
No entanto, a GM afirma em nota divulgada à Quatro Rodas que as medidas têm o objetivo de “otimizar o prazo de entrega dos produtos aos clientes” em meio à crise dos semicondutores. Vale lembrar que, no último ano, a montadora americana foi uma das mais afetadas pela falta de componentes para a produção, chegando a interromper a fabricação do Onix e Onix Plus por quase cinco meses seguidos.
Além disso, a marca ainda ressalta que será possível adquirir futuramente um módulo que habilitaria as funções perdidas da central multimídia. No entanto, a GM ainda não tem previsão para o início da comercialização do novo componente. Em abril deste ano, as versões topo de linha de Onix, Onix Plus e Tracker perderam o ar-condicionado digital de série.
Nos próximos meses, com uma possível normalização da disponibilidade dos semicondutores, a Chevrolet pode voltar a oferecer os itens regularmente. Além da GM, outras montadoras também passaram por situações semelhantes pelo mesmo motivo. Enquanto a Volkswagen chegou a oferecer os modelos Nivus, Polo e Virtus sem central multimídia por alguns meses, a Toyota optou por equipar o Corolla e Corolla Cross com uma central instalada nas concessionárias da marca japonesa.