Chevrolet retoma produção de Onix e Onix Plus no RS após paralisação
Fábrica de Gravataí (RS) passou por atualizações antes da chegada da linha 2026 do Chevrolet Onix e retomou a produção recentemente
Após quase um mês de paralisação, a produção dos Chevrolet Onix e Onix Plus foi retomada na última semana em Gravataí (RS). Durante os dias 17 de fevereiro e 7 de março, a montadora americana reduziu parcialmente o ritmo de produção na fábrica gaúcha para ajustes de modernização e atualização na linha de montagem e no programa de produção.
A fábrica de Gravataí conta com cerca de 5 mil colaboradores, e terá R$ 1,2 bilhão de investimentos até 2028 para produzir os novos Onix, Onix Plus e um inédito SUV. Apesar da resposta oficial da General Motors não ter especificado na época, a pausa teria relação com os novos Onix e Onix Plus, que serão lançados nos próximos meses no Brasil.
Como os novos Chevrolet Onix e Onix Plus serão lançados em pouco tempo, a marca pretende diminuir o estoque de unidades com o visual prestes a ficar desatualizado. A linha 2026 da dupla terá mudanças visuais por dentro e por fora, além da motorização 1.0 turbo mais potente – com 121 cv, contra os 116 cv atuais.
Já flagrados em testes, os novos Onix e Onix Plus terão faróis com luzes de LED e nova assinatura visual. Outras mudanças serão a grade dianteira e os para-choques redesenhados, novas rodas e lanternas. No interior, a dupla deve ganhar o mesmo painel digital e central multimídia que estrearam em 2024 no Spin, além de melhorias no acabamento.
O nível de equipamentos deve ser maior, com destaque para itens de conectividade e de segurança. Sob o capô, os novos Onix e Onix Plus devem ganhar as melhorias que já estão disponíveis para o Tracker, que recebeu injeção direta de combustível e atualizações de software no fim do ano passado. Sendo assim, o motor 1.0 turbo flex passará de 116 cv a 121 cv, enquanto o torque sobe de 164 Nm para 185 Nm.
O consumo também deve melhorar, assim como o desempenho. As versões de entrada seguirão com o motor 1.0 flex aspirado de 78/82 cv (gasolina/etanol) e 95/104 Nm (g/e), sempre com câmbio manual de seis marchas. Já as versões turbinadas terão um automático de seis marchas.