Chevrolet Seeker, o anti-Compass, está pronto. E agora, GM?
Fabricado na mesma plataforma do Onix, Onix Plus e Tracker, Chevrolet Seeker poderia ser o rival que a GM não tem para o Jeep Compass
O Chevrolet Seeker, revelado há alguns meses, finalmente foi lançado na China. Com isso, aumentam os rumores de que ele poderá ser fabricado na Argentina, em substituição ao Chevrolet Cruze (hatch e sedã), para ser o anti-Jeep Compass da GM. Isso porque o Seeker tem um porte que o coloca entre o Tracker e o Equinox.
O Chevrolet Seeker tem 4,536 m de comprimento, 1,821 m de largura, 1,565 m de altura e 2,700 m de distância entre-eixos. O SUV tem a mesma distância entre-eixos da atual geração do Cruze. Na China, o Seeker tem motor 1.5 de 177 cv com câmbio CVT. Com etanol, esse motor poderia ter 180 cv para enfrentar o Jeep Compass (185 cv) e o Toyota Corolla Cross (174 cv).
Visualmente, o Chevrolet Seeker é mais jovem e esportivo do que o Chevrolet Equinox, que nunca conseguiu competir com os líderes do segmento C-SUV (médios) no mercado brasileiro. A coluna C é bem inclinada, mas ele não chega a ser um SUV cupê. O design lateral mostra muitos vincos e jogo de sombras e luzes.
Na parte dianteira, o Chevrolet Seeker RS se destaca pelo design bem ousado. A parte superior da grade é bem fina e se prolonga nas luzes de circulação diurna de led. A divisão da grade é feita por uma barra cromada que desce em direção às laterais do para-choque, formando o desenho de uma forquilha.
Os faróis principais ficam nas extremidades, dentro de um painel vertical. As rodas de liga leve têm cinco raios finos com um elemento que dá sensação de movimento perto do pneu. O acabamento é diamantado. O carro tem a linha de cintura levemente ascendente, mas o que marca o design lateral é a queda do teto na coluna C.
Como o Chevrolet Seeker foi apresentado na China como um modelo global, é possível que a General Motors decida produzi-lo na Argentina em algum momento. Afinal, o Chevrolet Cruze foi descontinuado em todos os outros países onde era produzido. Mas a GM não fala sobre os planos de futuro para a fábrica de Rosário.
O segmento C-SUV tem se mostrado muito mais promissor do que os segmentos C-Hatch e C-Sedan. Como o Chevrolet Equinox passará a ser vendido no Brasil em sua versão totalmente elétrica (Equinox EV), faz sentido uma troca de modelo na fábrica da Argentina. Afinal, é de lá que sai o Volkswagen Taos para toda a América do Sul, e o Chevrolet Seeker poderia ser anti-Compass e anti-Taos ao mesmo tempo.