Chevrolet Tracker ganha 5 estrelas no teste do Latin NCAP
Instituto independente avaliou o Chevrolet Tracker com 6 airbags e deu a classificação máxima para o SUV produzido no Brasil e na Argentina
O Chevrolet Tracker, SUV produzido no Brasil e na Argentina, ganhou 5 estrelas no mais recente teste de impacto do Latin NCAP. A classificação do instituto independente vai de 0 a 5 estrelas. O Chevrolet Tracker foi avaliado com 6 airbags porque esta é a configuração mínima na qual é vendido na América Latina.
Além dos 6 airbags, o Chevrolet Tracker tinha controle eletrônico de estabilidade, mas recebeu uma nota de alerta referente a um incidente de incêndio. O SUV da GM atingiu 91,07% em Ocupante Adulto, 91,84% em Ocupante Infantil, 54,14% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Estradas e 83,18% em Assistência à Segurança.
O Chevrolet Tracker foi avaliado em impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, impacto traseiro (whiplash), proteção de pedestres, frenagem autônoma de emergência urbana e interurbana, assistentes à velocidade, detecção de ponto cego e controle eletrônico de estabilidade.
Segundo relato do Latin NCAP, “após o teste de impacto lateral de poste, foi observado fogo no lado não esmagado do veículo na área do pré-tensionador do cinto de segurança e dificuldade para soltar o cinto de segurança”. A GM foi notificada do incidente e, após investigar o ocorrido, fez um recall de segurança em abril de 2022 para todos os mercados afetados.
O Latin NCAP não ficou totalmente satisfeito com o procedimento da GM, pois acredita que a montadora deveria se concentrar na causa do incêndio e não nos efeitos pós incidente. Veja a seguir o relatório do Latin NCAP.
“Os impactos frontal e lateral mostraram proteção adequada a boa para adultos, a estrutura e a área dos pés foram classificadas como estáveis. O impacto lateral de poste mostrou proteção marginal a boa e a proteção contra chicotada cervical (whiplash) foi boa.
Para o ocupante infantil, o modelo mostrou proteção total nos testes dinâmicos e pontuação total na instalação de Sistemas de Retenção Infantil (SRI). A proteção dos pedestres foi aceitável nas áreas de impacto da cabeça e na parte da perna inferior, mas mostrou baixa proteção nas áreas de impacto na parte da perna superior.
O modelo não oferece frenagem autônoma de emergência para usuários vulneráveis das estradas (AEB VRU), mesmo como uma opção para compensar a pontuação baixa de proteção para pedestres na perna superior. O modelo proporciona um lembrete de cinto de segurança padrão (SBR) na primeira e segunda fila e assistência de limitação de velocidade.
O Tracker também oferece detecção de ponto cego (BSD), AEB urbano e interurbano mostrando bom desempenho e atendendo aos requisitos de disponibilidade do Latin NCAP. O ESC padrão mostrou bom desempenho e alcançou uma velocidade máxima de 95 km/h e 70 km/h nos testes ADAC e no teste de consumidores, respectivamente.”