Script = https://s1.trrsf.com/update-1742411713/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Chinesa GAC entra na ABVE com três modelos elétricos das marcas Aion e Hyptec

Primeiro lote dos modelos Aion e Hyptec, com cerca de 300 unidades, já foi embarcado na China e deve chegar ao Brasil em abril

21 mar 2025 - 08h23
Compartilhar
Exibir comentários
Hyptec HT, um interessante crossover com portas traseiras estilo asa de gaivota
Hyptec HT, um interessante crossover com portas traseiras estilo asa de gaivota
Foto: GAC / Guia do Carro

A montadora chinesa GAC Motor é a mais nova integrante da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico). A estreia ocorrerá com três modelos das marca Aion (Y Plus e ES) e Hyptec (HT). O primeiro lote, com cerca de 300 unidades, já foi embarcado na China e deve chegar ao Brasil em abril. O início das vendas está previsto para o segundo trimestre de 2025.

A GAC Motor é a quinta maior fabricante de automóveis da China. GAC é a sigla de Guangzhou Automobile Group, que faz referência à cidade onde fica sua sede. Além das marcas Aion e Hyptec a GAC Motor é dona das marcas Trumpchi e Hycan. A empresa também tem parcerias na China com as japonesas Toyota e Honda. Em 2023, a GAC produziu 2,5 milhões de veículos.

“O Brasil é uma prioridade para a GAC, e queremos trazer benefícios concretos ao consumidor brasileiro, especialmente no desenvolvimento de tecnologia, pesquisa e inovação”, disse Alex Zhou, CEO da GAC Brasil, que tem mais de 10 anos de experiência na indústria automotiva da América do Norte e da América do Sul.

“A entrada da GAC Motor na ABVE fortalece o ecossistema de mobilidade elétrica no Brasil”, comentou Ricardo Bastos, presidente da ABVE. “Ter uma empresa com a expertise e o alcance global da GAC contribui para o avanço tecnológico e para a consolidação do mercado de veículos elétricos no país.”

O Aion Y Plus é um SUV elétrico compacto com 4,54 m , motor de 100 kW (136 cv) e alcance de 318 km  (PBEV). O Hyptec HT, com portas traseiras em estilo gaivota, é oferecido em dois pacotes, ambos com alcance de 362 km. O modelo conta com versões de 180 kW e 250 kW de potência (245 cv e 340 cv), além de baterias que variam de 70 kWh a 99,5 kWh.

Já o Aion ES é um sedã elétrico com 4,81 m, motor de 100 kW de potência (136 cv) e alcance de 314 km, segundo o PBEV. Na prática, todos os carros elétricos conseguem rodar mais do que o previsto pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular.

Investimentos no Brasil

A rede de concessionárias da GAC no Brasil já tem 20 grupos nomeados para a abertura de lojas nas principais capitais e grandes centros urbanos. Algumas lojas devem ser inauguradas já no início das operações, com expansão prevista até o fim do ano. A empresa também anunciou que, além dos modelos elétricos, irá comercializar veículos híbridos e híbridos flex desenvolvidos para o mercado brasileiro.

A GAC Motor já assinou um acordo com três universidades federais para a criação de um centro de pesquisa e desenvolvimento no Brasil, onde pretende adaptar e desenvolver tecnologias de propulsão híbrida flex. A empresa prevê a instalação de uma fábrica nacional nos próximos anos e a produção de até 15 modelos nacionais até 2030.

Guia do Carro
Compartilhar
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade