Script = https://s1.trrsf.com/update-1736888109/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Cinco carros que estrearam no Brasil no Festival Interlagos

Fizemos uma lista com cinco modelos que nunca haviam aparecido por aqui de forma oficial - e que agora passam a fazer parte dos planos...

9 ago 2024 - 21h43
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Vai ao Festival Interlagos Carros 2024? Então confira cinco novidades inéditas do evento!

O Festival Interlagos Carros 2024 acontece entre essa sexta-feira e domingo (9 a 11) e, de fato, está gigante: o evento cresce a cada ano e se aproxima de cair no gosto do cidadão paulistano.

Em sua terceira edição, o festival que é realizado no autódromo de Interlagos é visto como a versão moderna do antigo Salão do Automóvel - até porque nele é possível não só ver os carros, mas também testá-los na pista e ainda fechar negócio.

Neste ano, a reportagem do Terra Mobilidade esteve presente e conferiu de perto as novidades. Abaixo, listamos cinco carros que estão expostos por lá e que nunca haviam aparecido em alguma mostra no Brasil - tamanha a exclusividade e o potencial do Festival.

Confira:

1. Ferrari LaFerrari e McLaren P1

Simplesmente dois dos carros mais icônicos de todos os tempos, lançados na década passada, estão sendo exibidos no Festival, numa espécie de estande dos carros dos sonhos, que fica na parte de baixo no paddock e do corredor principal - onde fica o palco principal do "The Town".

A LaFerrari foi um carro superexclusivo feito entre 2013 e 2018. Foi o primeiro carro híbrido da empresa de Maranello, já que unia um V12 de quase 800 cv a um motor elétrico de pouco mais de 160 cv, resultando em quase 970 cv. Chegava a 380 km/h e fazia de 0 a 100 km/h em 2,7 segundos. Foram só 499 unidades feitas no mundo. A que está no evento é a única do Brasil.

Já o McLaren P1 presente no evento, também exemplar único, é outra raridade. Considerado o sucessor do F1 dos anos 1990, ele teve apenas 375 unidades produzidas e também era híbrido, como o rival da Ferrari. Unia um motor V8 biturbo de 767 cv e um elérico de 179 cv, que juntos rendiam 916 cv. Fazia o 0 a 100 km/h em 2,8 segundos e podia chegar a 350 km/h. Vale ir conhecê-los.

La Ferrari: Sebastian Vettel foi um dos proprietários do supercarro
La Ferrari: Sebastian Vettel foi um dos proprietários do supercarro
Foto: Lance!

2. Ford F-150 Lightning

Outro grande destaque do evento, que ainda não havia aparecido por aqui é a Ford F-150 Lightning,  a versão 100% elétrica da picape norte-americana. Apesar de ser exibida ao público, ela ainda não tem data de lançamento por aqui, importante dizer.

A F-150 Lightning foi a picape elétrica mais vendida dos EUA no ano passado. Lá fora, ela tem quatro tipos de acabamento (Pro, XLT, Lariat e Platinum) e dois conjuntos de motores, que têm potência que varia de 435 cv a 571 cv e torque de 107,1 kgfm, independentemente de qual for a potência. A autonomia varia de 370 a 483 quilômetros.

Picape elétrica da Ford F-150 Lightning
Picape elétrica da Ford F-150 Lightning
Foto: Reuters

3. GWM Tank 300 e Wey 07

Outros dois carros que nunca haviam sido mostrados para o público brasileiro, Tank 300 e Wey 07 também abrem uma nova era para a GWM no Brasil. Isso porque a marca chinesa costuma lançar submarcas para vender seus veículos, como a linha Ora, de elétricos; e a Haval, de SUVs.

O Tank 300 é o primeiro de uma família de utilitários com pegada off-road. Parece a mistura de Wrangler com um Ford Bronco por conta de sua inspiração visual. É híbrido plug-in e tem motor 2.0 turbo unido a um elétrico, que juntos podem render 408 cv e mais de 70 kgfm de torque.

Já o Wey 07 é outra coisa. Wey será a linha de SUVs de luxo da GWM. Esse 07 tem seis lugares (2+2+2) e também é eletrificado: une um motor 1.5 turbo a gasolina a dois motores elétricos, que prometem render 516 cv e 95,1 kgfm de torque, o que pode fazê-lo acelerar de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos.

Os dois deverão ser lançados no Brasil no ano que vem.

Wey 07 é maior e mais luxuoso que o 05, que não estava no evento
Wey 07 é maior e mais luxuoso que o 05, que não estava no evento
Foto: Canaltech

4. BYD Shark

Outro carro exclusivo do Festival Interlagos Carros 2024 foi a picape BYD Shark, que foi revelada no evento e será lançada oficialmente nas próximas semanas. Outro que também está por lá é o Yuan Pro, uma versão mais simplificada do Yuan Plus que também será lançada nos próximos dias.

A Shark aparece agora, mas só devem começar a ser entregue em outubro. Mais um modelo híbrido do tipo plug-in, ela será importada do México com um conjunto que une um motor 1.5 turbo de 180 cv a dois elétricos, que juntos rendem 480 cv. Com baterias Blade, a picape promete autonomia de mais de 800 km segundo o ciclo NEDC europeu.

BYD Shark no Festival Interlagos 2024
BYD Shark no Festival Interlagos 2024
Foto: João Buffon / Guia do Carro

5. Ram Rampage Ignition

Existe, ainda, uma série de outros carros inéditos por lá das marcas mais tradicionais, como Jeep, Renault e Ram. A Renault, por exemplo, escolheu anunciar uma versão nova do Kardian com motor turbo e câmbio manual.

Já a Jeep leva ao evento as versões reestilizadas de Wrangler e Gladiator.

Mas o destaque fica por conta de uma totalmente nova versão da picape Rampage, a Rebel Ignition, que tem cor e equipamentos exclusivos. Construída em formato de série especial para celebrar um ano de vida, ela será movida somente pelo motor Hurricane 4, a gasolina, é inspirada na Ram 1500 TRX Ignition feita para os Estados Unidos e custará R$ 286.990 - quase o valor de uma R/T.

Ram Rampage Rebel Ignition
Ram Rampage Rebel Ignition
Foto: Stellantis / Guia do Carro
André Deliberato André Deliberato, jornalista e engenheiro, atua na área automotiva desde 2008, com passagens pela assessoria de imprensa da Volkswagen e pelas redações da revista Car and Driver, do portal UOL, e Webmotors. Já fez mais de 500 testes e cobriu pouco mais de 20 Salões do Automóveis ao redor do mundo.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade