Cinco marcas chinesas que devem estrear no Brasil em 2025
Fizemos uma lista com pelo menos cinco empresas chinesas de carros eletrificados que têm planos para o mercado brasileiro
Lista mostra pelo menos cinco novas marcas chinesas de carros eletrificados que têm planos estruturados de operação no Brasil - e não citamos Omoda & Jaecoo nem Seres ou Neta Auto na história
A estreia de novas marcas chinesas no país não vai parar em Zeekr (que pertence à Geely), Neta Auto ou em Omoda & Jaecoo - todas implantadas em 2024, embora só a primeira já com unidades entregues.
O ano de 2025 promete ainda mais lançamentos e novidades - e na lista abaixo nem vamos contar com a estreia oficial da Omoda & Jaecoo e com a reestreia da Seres, que precisou interromper provisoriamente suas operações e prometeu "retonar" no começo do ano que vem.
Fizemos uma pequena lista com cinco novas marcas chinesas que devem estrear no Brasil neste novo ano que se inicia. Destas, todas já com planos estruturados para atuar por aqui. Confira.
Denza
A Denza será a marca de luxo da BYD no Brasil, conforme já detalhamos aqui no Terra Mobilidade. Ela, no entanto, vai representar aqui no país outras duas divisões da gigante chinesa: a YangWang e a Fangchengbao. Em resumo, os carros que lá fora pertencem à YangWang e à Fangchengbao serão vendidos por aqui como Denza.
O primeiro vai ser o Z9, um produto grande com diversos tipos de carroceria. Nossa aposta é de que a primeira a ser importada seja a shooting brake Z9 GT - exatamente como a Zeekr, marca chinesa rival, dez em outubro ao lançar a shooting brake 001.
A Z9 GT foi desenhada por Wolfgang Egger, antigo designer da Audi e da Lamborghini. Ela tem 5,18 m de comprimento, 1,99 m de largura e 1,48 m de altura.
Com conjunto híbrido montado sobre a estrutura de arquitetura da e-Platform 3.0 Evo, a Z9 tem três motores elétricos atrelado a um motor a combustão que juntos podem fazer a perua entregar insanos 965 cv. Segundo a BYD, ela consegue fazer de 0 a 100 km/h em 2 s. Velocidade máxima é de 240 km/h.
Geely
A Geely é gigante e vem para disputar espaço diretamente com a BYD. A marca que já esteve por aqui na década passada - quando vendeu um pequeno carrinho a combustão com desenho que imitava um Panda, o GC2 - agora volta com nova estratégia, com foco em carros eletrificados e de luxo.
Dona da Volvo, a empresa deve atuar diretamente na zona de mercado onde sua "divisão" sueca quase não atua, na parte onde hoje quem reina é a BYD, com carros que custem na faixa de R$ 150 mil e R$ 300 mil.
GAC
A GAC recentemente confirmou que pretende fazer carros com motor flex, híbridos flex e modelos 100% elétricos no Brasil. A empresa, neste mês de dezembro, anuncia investimento de R$ 120 milhões e fechou parcerias com universidades brasileiras para aprimorar sua área de pesquisa e desenvolvimento.
Segundo o presidente da GAC Internacional, Wei Haigang, a empresa vai apostar em tecnologias que, de acordo com ele, vão promover "uma revolução na indústria automotiva brasileira". A meta é ser a primeira marca chinesa a ter linha de produção completa e um centro de pesquisa e desenvolvimento no Brasil.
Serão sete modelos, sendo cinco deles no primeiro semestre e dois na segunda metade do ano. Três desses já estão homologados. E tem mais: na China, a empresa tem é dona de outrts três marcas, assim como outras empresas chinesas, conforme o tipo de produto - só que, no Brasil, será tudo GAC.
Wuling
A Wuling deve chegar no ano que vem com proposta mais humilde que as demais já citadas. Parceira da GM na China - lá as duas empresas têm uma joint-venture relativamente grande -, a empresa deverá desembarcar na metade do ano justamente para ajudar a Chevrolet a democratizar o carro elétrico por aqui.
Ou seja, os produtos com base de construção Wuling e com insígnia da Chevrolet deverão ser mais baratos, visto que os modelos atuais da fabricante norte-americana, feitos sobre a plataforma Ultium - aqui falamos de Equinox EV e Blazer EV -, frequentam outra faixa do mercado de carros eletrificados.
Leapmotor
Deixamos para o final da lista a marca de carros elétricos do Grupo Stellantis, confirmada para o Brasil desde o começo de 2024 - justamente quando as duas empresas formaram uma joint-venture - chamada Leapmotor International BV - para "explorar" o mercado internacional. A Stellantis comprou a Leapmotor em 2023.
A Leapmotor já está atuando na Europa e deve começar suas operações por aqui no primeiro semestre de 2025. Os carros ainda não estão confirmados - mas nós especulamos que o T03, um compacto de entrada; e a dupla B10 e C10 de SUVs médio estejam nos planos.