Citroën apresenta novo logotipo e identidade visual
Citroën modernizou seu logotipo, que vai estrear em um carro-conceito a ser revelado no fim deste mês, em Paris
A Citroën apresentou hoje, para todo o mundo, o seu novo logotipo e a nova identidade visual da marca. Seguindo a tendência de outras montadoras que renovaram suas marcas, o novo emblema da fabricante francesa é inspirado em seu próprio logotipo original, com estilo mais simples e sem textura fixa, ao contrário do anterior. É a décima vez que o logotipo da empresa é modernizado.
O tradicional duplo chevron segue como identidade da marca, como era de se esperar. Lembrando que o desenho remete à origem dos negócios de André Citroën, o fundador da marca, que possuía uma indústria metalúrgica. Os dois chevrons representam as engrenagens dos mecanismos produzidos pela empresa.
De acordo com a Citroën, o novo emblema sinaliza a transição e a evolução da marca, e vai estrear no final deste mês, em um carro-conceito familiar que será apresentado pela empresa, provavelmente no Salão de Paris.
Na sequência, versões do novo logotipo serão aplicadas progressivamente nos próximos modelos de produção e conceituais da marca a partir de meados de 2023. O oval vertical vai indicar uma nova direção na linguagem de design na qual o emblema visualmente proeminente se tornará um elemento de assinatura imediatamente reconhecível de todos os modelos da marca.
Complementando o novo logotipo está um novo programa de identidade de marca corporativa e o surgimento de um novo slogan de marca: "Nothing Moves Us Like Citroën" (Nada nos move como a Citroën, em tradução livre)
“À medida que embarcamos provavelmente no capitulo mais emocionante de nossa história de 103 anos, é o momento certo para a Citroën adotar um novo visual moderno e contemporâneo”, afirmou Vincent Cobée, CEO da fabricante. “Nossa nova identidade é um símbolo elegante de progresso à medida que movemos nossos clientes fisicamente em veículos ousados e com visão de futuro que desafiam as regras tradicionais da indústria, e emocionalmente, garantindo que toda sua experiência de mobilidade – particularmente elétrica – seja mais acessível, confortável e agradável sempre que quiserem e precisarem”, acrescentou.