Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Citroën Basalt deve ter motor 1.0 aspirado de apenas 75 cavalos

Segundo o site Autos Segredos, inédito Citroën Basalt estreará no mercado com o motor 1.0 Firefly da Fiat, usado no hatchback Argo

3 jun 2024 - 06h30
Compartilhar
Exibir comentários
Citroën Basalt: versões de entrada terão motor 1.0 e visual deve ser bem mais simples
Citroën Basalt: versões de entrada terão motor 1.0 e visual deve ser bem mais simples
Foto: Stellantis / Guia do Carro

Quem vê cara não vê coração? Talvez essa seja a estratégia da Stellantis para o Citroën Basalt, um belo SUV cupê que terá duas versões com motor 1.0 aspirado de apenas 75 cv de potência com etanol e 71 cv com gasolina.

A informação de que o Citroën Basalt terá versões com o motor 1.0 Firefly da Fiat foi publicada pelo site Autos Segredos, em reportagem de Marlos Ney Vidal. Segundo o site, o SUV cupê usará o motor aspirado flex nas versões Live e Feel, como o Citroën C3.  

Com apenas três cilindros, pouca potência (75/71 cv) e baixo torque (105 Nm com etanol), o Citroën Basalt de entrada será equipado com câmbio manual de 5 marchas. Isso poderá fazer do Basalt o SUV mais barato do mercado. O motor escolhido é usado no Argo, hatch da Fiat com menos de 4 metros.

Segundo Autos Segredos, as versões topo de linha usarão motor 1.0 turbo flex (T200, referente ao torque). Nesse caso, a potência será compatível com o porte do SUV cupê: 130 cv com etanol e 125 cv com gasolina. Espera-se que o Basalt tenha mais de 4,3 metros de comprimento.

Podcast: Citroën Basalt, falamos de SUV clássico ou esportivo?:

Na linha Citroën, o Basalt será posicionado entre o C3 (hatch) e o C3 Aircross (SUV de 5 e 7 lugares). Esse posicionamento indica que a Citroën não pretende se desfazer tão cedo do C4 Cactus, que, apesar de ser o modelo mais antigo da marca, é o seu topo de linha, em termos de motor, com uma versão (1.6 THP) de 173 cavalos.

O Citroën Basalt foi revelado recentemente pela Stellantis como “carro conceito”, apesar de ter detalhes estéticos muito comuns nos carros vendidos atualmente. O SUV cupê agradou como “conceito”. Resta saber se a versão 1.0 de produção será tão simples como seu motor de 75 cavalos.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade