Citroën Basalt: motor 1.0 flex do Fiat Argo e preço de Pulse
Basalt é o novo SUV da Citröen que chegará ao Basil no segundo semestre e será produzido na fábrica da Stellantis em Porto Real (RJ)
O mais novo membro da família C-Cubed da Citröen deve estrear no Brasil ainda este ano, mas, por enquanto, poucos detalhes mecânicos do modelo foram revelados.
O SUV ganhará produção na fábrica da Stellantis em Porto Real (RJ). Desta forma, chegará ao mercado em duas versões com o motor do Fiat Argo, o 1.0 flex naturalmente aspirado com apenas 75 cv (etanol) e 71 cv (gasolina).
De acordo com o site Autos Segredos, o Basalt estreará nas versões Live e Feel, assim como o Citröen C3. O Basalt, inclusive, será o primeiro SUV com motor 1.0 no mercado brasileiro. Nas dimensões, ele é similar ao C3 Aircross, com entre-eixos de 2,67 metros e comprimento de 4,32 metros.
A capacidade do porta-malas será de 490 litros.
Detalhes do cupê
No visual, o Citroën Basalt Live deve chegar com rodas de aço de 16", enquanto a versão Feel terá rodas de liga leve, também de 16". De série, o modelo terá ar-condicionado, central multimídia com tela de 10" e volante multifuncional.
Ele é o terceiro veículo do projeto C-Cubed que a Citröen revelou em 2021 como parte de sua transformação. Segundo a montadora, o Basalt reúne a fluidez das linhas características de um cupê à robustez de um SUV.
Em relação ao preço, há especulações de que o Basalt ficará posicionado acima do C3 1.0 Feel (R$ 83.990) e abaixo do C3 Aircross Feel Turbo 200 (R$ 99.990,00). Caso a informação realmente se concretize, o novo modelo da fabricante poderá rivalizar diretamente com o Fiat Pulse (R$ 103.990) e entrar no mercado brasileiro como o mais barato da categoria.
Por aqui, a expectativa é que ele faça sua estreia no segundo semestre de 2024.
Citroën Basalt é flagrado sem camuflagem
Enquanto o Basalt não chega ao mercado brasileiro, imagens flagraram o modelo rodando sem disfarce na Índia. Por lá o SUV foi visto em sua versão de entrada, que tem base na plataforma modular CMP, igual ao C3 e C3 Aircross. Na prática, o novo SUV nada mais é do que um Citroën C3 Aircross modificado.