Citroën Basalt revela mais detalhes do interior em novo teaser
Com lançamento próximo, novo Citroën Basalt aparece em teaser divulgado na Índia e terá ar digital e motor 1.0 turbo de 130 cv da Strada
Um dos lançamentos mais aguardados de 2024, o Citroën Basalt teve mais detalhes revelados em um novo teaser na Índia. Dentre eles, a montadora francesa divulgou as primeiras imagens do interior do SUV cupê, que deve ser lançado em agosto no mercado indiano – e até outubro no Brasil.
Apesar do vídeo ser curto, é possível ver que o Citroën Basalt pegará alguns itens do interior emprestados do C3 Aircross, como a central multimídia de 10,3" e o painel digital. No entanto, o novo SUV terá detalhes exclusivos, como o ar-condicionado digital – que deve chegar posteriormente ao Aircross.
Ao menos na Índia, os bancos também terão opção de revestimento em couro sintético claro. Entre os assentos dianteiros, há um apoio de braços maior do que o dos irmãos C3 e C3 Aircross. E no meio do banco traseiro, também haverá um apoio de braços central e retrátil. O seu porte será semelhante ao do Fiat Fastback.
Por fora, o Citroën Basalt terá faróis com LEDs na parte superior e projetores na parte inferior, ao menos nas versões topo de linha. Na lateral, a carroceria terá caimento cupê a partir da coluna "B". As rodas da versão topo de linha também serão semelhantes às do conceito Basalt Vision, mas em aro menor.
Na traseira, as lanternas são as mesmas da versão conceito. O destaque fica para o emblema Basalt na tampa do porta-malas. O novo Citroën Basalt será o terceiro lançamento do projeto C-Cubed, e será produzido em Porto Real (RJ), de onde será exportado aos demais países da América Latina. Ele também será produzido na Índia, sempre com a plataforma modular CMP, a mesma do C3 e C3 Aircross.
Sob o capô, o novo Citroën Basalt deve contar com o motor 1.0 Firefly de 75 cv nas versões de entrada, sempre com câmbio manual de 5 marchas. Já as versões mais caras terão o motor 1.0 turbo flex de 130 cv e 200 Nm que já equipa os Fiat Pulse, Fastback, Strada e o Peugeot 208. Neste caso, o câmbio será um automático do tipo CVT que simula 7 marchas.
Para exportação, o modelo ainda terá opções com o motor 1.6 aspirado de 120 cv e câmbio automático de 6 marchas convencional. Essa variante, no entanto, não será oferecida no Brasil por conta das novas regras de emissões de poluentes do Proconve L8, que entram em vigor a partir de 2025.