Script = https://s1.trrsf.com/update-1744920311/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
AO VIVO
Conclave: acompanhe a escolha do novo papa

Citroën C3 1.0 com motor Fiat: saiba o que vale a pena ou não

AVALIAÇÃO: Rodamos na cidade e na estrada com o novo Citroën C3 1.0 na versão intermediária Feel com câmbio manual de 5 marchas

15 mai 2023 - 06h00
Compartilhar
Exibir comentários
Citroën C3 Feel 1.0
Citroën C3 Feel 1.0
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

O novo Citroën C3 Feel 1.0 surpreendeu em nossa avaliação de cidade e estrada. Não esperávamos muito desse modelo intermediário com motor de 3 cilindros da Fiat, mas ele confirmou seu baixo consumo de combustível e foi bem na rodagem. A pergunta é: valeu a pena abandonar o antigo motor 1.2?

Mesmo na versão Feel, o Novo C3 1.0 é um dos carros mais acessíveis do Brasil. Ele custa R$ 83.990, uma diferença de R$ 3.000 a mais do que o Citroën C3 Live Pack 1.0. Para o C3 Live básico a diferença é bem maior: R$ 11.000. 

Mas em relação ao Novo C3 automático de entrada (Feel 1.6), a diferença também é grande, R$ 8.000, portanto vale a pena olhar para o custo-benefício desse carro.

Citroën C3 Feel 1.0
Citroën C3 Feel 1.0
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

O que é novo

O Novo C3 é muito maior do que o antigo e ficou com aspecto mais quadrado. O Citroën C3 cresceu no comprimento (+3,7 cm), na largura (+2,5 cm), na altura (+6,5 cm) e no entre-eixos (+8 cm). E o porta-malas passou de 300 para 315 litros.

O motor 1.0 Firefly da Fiat foi montado no Citroën C3 como resultado da sinergia entre as marcas da Stellantis. Com apenas 3 cilindros, este motor é menos potente do que o antigo 1.2 da PSA, também de 3 cilindros, que entregava 84 cv com gasolina e 90 cv com etanol.

O que nós gostamos

O desempenho dinâmico do Novo C3 foi a melhor surpresa deste carro. Ele não é um campeão de velocidade, mas oferece um bom acerto de suspensão, com bom equilíbrio nas curvas e muito conforto na rodagem, tanto em estrada quanto em ruas esburacadas do nosso dia a dia.

Citroën C3 Feel 1.0
Citroën C3 Feel 1.0
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

O baixo consumo de combustível é um dado positivo, mas também é um ponto que poderia ser melhor (veja adiante). O motor tem menos vibrações do que outros carros tricilíndricos, o que demonstra um cuidado construtivo.

A multimídia de 10” no alto do painel é um item que deve agradar muitos consumidores. A conexão Android Auto e Apple CarPlay é sem fio, o que é outro exemplo do foco da Citroën num público jovem e conectado.

O espaço interno do Novo Citroën é mesmo um forte diferencial do carro, que se impõe em estilo perante seu antecessor e consegue se diferenciar da concorrência no segmento de hatches compactos de entrada. 

Citroën C3 Feel 1.0
Citroën C3 Feel 1.0
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

O ajuste do volante é apenas em altura, mas ainda assim o Citroën C3 Feel 1.0 oferece uma boa posição de dirigir. O banco não provoca cansaço durante as viagens e tem o ponto H (do quadril) bem elevado, o que agrada a muitos consumidores atualmente.

Desde que o consumidor tenha consciência de que está num automóvel de potência limitada, é possível viajar de forma digna com o Citroën C3 Feel 1.0. Sem forçar muito o motor, ele roda bem a 100 km/h e isso evita o risco de multas de velocidade.

O que pode melhorar

A ausência de um conta-giros é o pênalti deste Citroën C3. Um carro de potência limitada precisa de trocas de marcha no tempo certo para não aumentar o consumo.

O painel digital é uma enorme confusão de números. Seguramente é um dos piores do mundo, pois os números ficam amontoados e próximos e a leitura é ruim. O Novo C3 certamente merece um quadro de instrumentos melhor.

Citroën C3 Feel 1.0
Citroën C3 Feel 1.0
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

O consumo de combustível é bom, mas poderia ser melhor. Afinal, com o antigo motor 1.2 o Citroën fazia os mesmos 13,2 km/l com etanol e chegava a 14,8 km/l com gasolina. E o carro era 1 segundo mais rápido na aceleração de 0 a 100 km/h (que agora é feita em longos 14 segundos).  

Potência e KLM

O motor 1.0 da Fiat entrega apenas 71 cv de potência com gasolina e 75 cv com etanol, ou seja, -13 cv e -15 cv do que o antigo 1.2 da PSA, respectivamente. Por isso, deveria ser ainda mais econômico. O torque máximo é de 105 Nm. Em termos técnicos para o cliente, a troca não valeu a pena.

O Novo C3 1.0 tem nota B no Inmetro. Com gasolina, faz 13,2 km/l na cidade e 14,5 km/l na estrada. Com etanol, faz 9,5 km/l na cidade e 10,3 km/l na estrada. Curiosamente, está inscrito na categoria Utilitário Esportivo Compacto, embora seja um hatch e devesse estar na categoria Compacto.

Citroën C3 Feel 1.0
Citroën C3 Feel 1.0
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Notas [pela categoria]

Desempenho - 4 (regular)

Consumo - 8 (muito bom)

Dirigibilidade - 8 (muito boa)

Conforto - 6 (bom)

Usabilidade - 10 (ótima)

Conectividade - 10 (ótima)

MÉDIA - 7,6 (MUITO BOM)

Veredicto

Vale a pena comprar o Citroën C3 Feel 1.0 pela economia de combustível, pelo espaço interno, conforto da suspensão e pelo design. Mas também sugerimos considerar a versão Live Pack 1.0, pois custa R$ 3.000 a menos e só não tem ajuste do volante em altura, vidros elétricos traseiros, espelhos elétricos e rodas de liga leve (que são itens de conveniência ou design).

Citroën C3 Feel 1.0
Citroën C3 Feel 1.0
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Dimensões e capacidades

Comprimento: 3,981 m 

Largura: 1,733 m 

Altura: 1,586 m

Entre-eixos: 2,540 m

Porta-malas: 315 litros

Tanque: 47 litros

Pneus: 195/65 R15

Novo Citroën C3 é um hatch, mas anda como SUV:

Preços

Citroën C3 Live 1.0 - R$ 72.990

Citroën C3 Live Pack 1.0 - R$ 80.990

Citroën C3 Feel 1.0 - R$ 83.990

Citroën C3 First Edition Bitom 1.0 - R$ 88.990

Citroën C3 Feel 1.6 - R$ 91.990

Citroën C3 Feel 1.6 AT - R$ 97.790

Citroën C3 First Edition Bitom 1.6 AT - R$ 102.490

Citroën C3 Feel 1.0
Citroën C3 Feel 1.0
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro
Guia do Carro
Compartilhar
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade