Citroën C3, Aircross e Basalt devem ganhar novo motor em 2025
Linha 2026 dos modelos Citroën C3, Aircross e Basalt também deve contar com o motor 1.3 Firefly de 107 cv que equipa os Fiat Strada e Pulse
Os modelos Citroën C3, Aircross e Basalt terão em breve mais uma opção de motor no Brasil. De acordo com informações do site Autos Segredos, o trio de compactos produzido em Porto Real (RJ) vai ganhar ainda em 2025 novas versões equipadas com o motor 1.3 Firefly flex de 107 cv, que já equipa os modelos Fiat Argo, Cronos, Strada e Pulse, também do grupo Stellantis.
A estratégia seria a mesma já utilizada com os motores 1.0 Firefly e 1.0 turbo, que são produzidos em Betim (MG) para os carros da Fiat e que também passaram a equipar os carros da Peugeot e Citroën nos últimos anos. Os números do motor 1.3 Firefly nos carros da Citroën serão os mesmos de sempre: 98/107 cv (gasolina/etanol) e 129/134 Nm (g/e) de torque.
Já o antigo motor 1.6 flex de 120 cv de origem PSA segue em produção apenas para exportação, pois não atende as novas regras de emissões do Proconve L8, que são mais rigorosas. Ele já não equipa o C3 há alguns meses, e não faz parte da linha nacional dos modelos Aircross e Basalt, que já nasceram no Brasil com os motores de origem Fiat.
Os novos C3, Aircross e Basalt 1.3 devem ser lançados ao longo de 2025. O primeiro a contar com a novidade deve ser o hatch C3, que deve oferecer o motor com opções de câmbio manual ou automático do tipo CVT com simulação de sete marchas. Ele será posicionado entre os motores 1.0 aspirado e 1.0 turbo.
Em seguida, o Aircross deve contar com o novo motor em versões de entrada, sempre com câmbio CVT. Já no segundo semestre, deve ser a vez do Citroën Basalt, que também deve contar apenas com câmbio automático, para se diferenciar da versão de entrada com o motor 1.0 aspirado de 75 cv. Não são esperadas novidades de design para nenhum dos modelos.