Citroën C3 elétrico vai ser vendido apenas na Índia. Será?
Versão 100% elétrica do novo Citroën C3 foi apresentada na Índia e montadora afirma que ele será vendido apenas lá, mas há controvérsias
A Citroën apresentou a versão 100% elétrica do novo C3, denominada eC3, na Índia, em evento na semana passada, e a subsidiária brasileira da montadora apressou-se em divulgar comunicado afirmando que o modelo – cujas reservas já podem ser feitas – será vendido exclusivamente na região asiática.
Contudo, de acordo com a publicação portuguesa Turbo, o Citroën eC3 deve chegar em breve também ao mercado sul-americano, embora não revele nenhum país específico. Vale lembrar que o Citroën C3 elétrico pode ser um concorrente de peso para o Renault Kwid E-Tech, com a vantagem de oferecer maior espaço interno para ocupantes e bagagem.
Produzido na Índia sobre a plataforma modular CMP (a mesma já usada pelo C3 nacional com motor a combustão), o eC3 conta com motor elétrico capaz de entregar 52 cv e 143 Nm. Já a autonomia do modelo, de acordo com a norma Arai (utilizada no país asiático), é de até 320 km com uma carga. Como comparação, o modelo da Renault dispõe de 65 cv e de 98 Nm e autonomia de 265 km de acordo com a norma brasileira (SAE J1634), podendo alcançar 298 km quando utilizado apenas em vias urbanas.
De acordo com a Turbo portuguesa, o eC3 conta com carregador integrado, o que possibilita utilizar recargas rápidas, com as quais pode repor de 10% a 80% da capacidade de sua bateria em pouco menos de 1 hora. Usando uma tomada doméstica, o processo leva mais de 10 horas.
Ainda segundo a apuração da publicação lusitana, esse Citroën C3 elétrico não deve chegar aos mercados do Velho Continente. Em vez disso, os europeus terão uma versão mais requintada e equipada – que ainda não tem previsão de chegada.
O lançamento do Citroën eC3 por aqui poderia, finalmente, incentivar o uso de veículos elétricos por uma parcela maior da população e, quem sabe, impulsionar a produção local desse tipo de automóvel.