Citroën C4 Cactus sai de linha do Brasil após 6 anos de produção
Em comunicado oficial, Stellantis confirma fim das vendas do Citroën C4 Cactus no mercado nacional; SUV seguirá em produção para exportação
A linha Citroën acaba de ficar menor no Brasil. A montadora francesa confirmou nesta terça-feira, 10, o fim das vendas do C4 Cactus no país. Lançado em 2018, o Citroën C4 Cactus é feito em Porto Real (RJ) e era um dos SUVs mais em conta do país. O modelo seguirá em produção para exportação, mas já não consta mais no configurador do site brasileiro da Citroën.
“A Stellantis confirma o fim da comercialização do modelo Citroën C4 Cactus no Brasil. O modelo se tornou referência em ousadia, design e performance, e construiu um legado que será continuado pelos SUVs Basalt e Aircross. Ele segue sendo comercializado nos países importadores”, afirma a nota oficial divulgada pelo grupo à imprensa.
O fim das vendas do C4 Cactus no Brasil já era especulado há alguns meses. Relatos de poucas unidades em concessionárias e os demais rumores se intensificaram após a chegada do novo Citroën Basalt ao mercado, no início de outubro. Agora, o modelo já não aparece mais no site oficial da marca, indicando que o estoque do C4 Cactus nas lojas deve ter chegado ao fim.
O modelo era oferecido com preços entre R$ 111.990 e R$ 141.990. Na prática, porém, era possível encontrar o C4 Cactus com preços bem menores, graças aos descontos agressivos oferecidos pela marca. As versões de entrada do Citroën C4 Cactus traziam o motor 1.6 flex aspirado de até 120 cv e 153 Nm.
Já as mais caras contavam com o 1.6 turbo THP de 173 cv. Em todas elas, o câmbio era um automático de seis marchas. Feito sobre a plataforma PF1, o C4 Cactus era o último carro da Stellantis feito no Brasil com essa base, que era a mesma das primeiras gerações dos Peugeot 208 e 2008.
Com a chegada da nova plataforma modular CMP (Smart Car) dos Citroën C3, Aircross e Basalt, não se justificava mais fabricar um volume tão grande do C4 Cactus, que deve continuar sendo produzido em ritmo menor por mais algum tempo, para atender os demais mercados da América Latina onde é vendido.
Lançado em 2018 no Brasil já com o visual reestilizado da Europa em 2016, o Citroën C4 Cactus chegou a ser o único carro de passeio da marca francesa no mercado brasileiro entre 2021 e 2022, até a chegada da atual geração do C3. Ele também era o único carro remanescente da marca na era pré-Stellantis, que foi fundada em 2021 após uma fusão da PSA (Peugeot-Citroën) com a FCA (Fiat-Chrysler).
Na Europa, o C4 Catcus tinha acabamento mais refinado e soluções pouco ortodoxas, como o airbag frontal que saía do teto. Outra diferença eram os vidros traseiros basculantes (no Brasil, eles desciam de forma convencional, como os dianteiros), teto panorâmico opcional e maçanetas internas com alças de tecido.
O modelo deixou de ser produzido na Europa em 2020, e foi substituído pelo novo Citroën C4, que não chegou ao Brasil. No mercado brasileiro, ele dará lugar – pelo menos indiretamente – ao novo Basalt, que tem visual mais moderno e estilo SUV cupê.