Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Citroën Oli é um carro-conceito revolucionário de verdade

Simples e funcional, Citroën Oli mostra o quanto pode ser economizado reduzindo peso e o uso de recursos em sua produção

29 set 2022 - 17h51
(atualizado às 17h52)
Compartilhar
Exibir comentários
Citroën Oli
Citroën Oli
Foto: Stellantis / Divulgação

A Citroën apresentou hoje (29), o seu novo carro-conceito, o Oli – a pronúncia em inglês é “all e”, numa referência ao fato de ele ser 100% elétrico – que chama a atenção não só por suas formas inovadoras, mas, principalmente, por sua proposta. O modelo é um manifesto sobre o quanto pode ser economizado reduzindo o peso e o uso de recursos em sua construção.

Segundo a montadora, o microcarro urbano Ami provou que a iniciativa ousada da Citroën de tornar o transporte elétrico simples e acessível para todos é viável, e, baseado nisso, surgiu a ideia de desenvolver o Oli, um laboratório sobre rodas que tem como objetivo transformar a mobilidade familiar, “contrariando as tendências do setor, que privilegiam carros elétricos mais pesados, mais complexos e mais caros”, afirma a empresa em seu comunicado.

“Chamamos o projeto de Oli numa referência ao Ami e também porque resume o veículo – uma prova suplementar que apenas a Citroën pode levar a todos os tipos de pessoas uma mobilidade totalmente elétrica e realista de uma forma inusitada, responsável e gratificante”, disse Vincent Cobée, CEO da montadora.

Para-brisas plano e vertical é mais barato e facilita manutenção.
Para-brisas plano e vertical é mais barato e facilita manutenção.
Foto: Stellantis / Divulgação

“Três conflitos estão acontecendo simultaneamente na sociedade – o primeiro é o valor e a dependência em relação à mobilidade, o segundo são as restrições econômicas e as incertezas em termos de rendimento, e o terceiro é a nossa vontade crescente de termos um futuro responsável e otimista”, acrescentou Cobée.

Assim, a Citroën diz que acredita ter chegado a hora de acabar com a tendência de excessos e de gastança, sendo necessário focar na criação de veículos mais leves, menos complicados e acessíveis de fato, além de prazerosos e funcionais.

Com velocidade limitada a 110 km/h e aceleração próxima à do clássico 2CV, o Citroën Oli tem maior autonomia e bateria com maior vida útil, graças ao peso reduzido do veículo (1 mil kg). Por isso, seu conjunto motriz necessita de uma bateria de 40 kWh para oferecer autonomia de 400 km. A recarga de 20% a 80% pode ser feita em apenas 23 minutos.

Citroën Oli
Citroën Oli
Foto: Stellantis / Divulgação

A abordagem minimalista abriu caminho para um design inovador, com vários componentes radicalmente reinterpretados. Os bancos, por exemplo, têm estrutura simples e utilizam 80% menos peças do que um modelo convencional. Feitos com material plástico reciclado e impressos em 3D, possuem estrutura de treliça aberta, que fornece um fluxo de ar que dispensam o uso de ventilação e ainda podem ser personalizados de acordo com o gosto do proprietário.

Equipamento de som ou de navegação? Esqueça. Para a Citroën, como a maioria dos clientes possui um celular e uma caixa de som portátil, é só plugar os aparelhos que eles são conectados automaticamente ao veículo.

Cabine do Citroën Oli é minimalista e funcional.
Cabine do Citroën Oli é minimalista e funcional.
Foto: Stellantis / Divulgação

O design do Oli, embora pareça extravagante, foi pensado para ser funcional e permitir que o carro seja utilizado para inúmeras atividades, como usar o teto como plataforma para armar uma tenda, por exemplo. Além disso, existem barras nos dois lados do teto, que podem receber suportes para bicicletas ou bagageiros.

“Arriscamos com o Ami e estamos arriscando novamente com o Oli, porque precisamos levar a criatividade aos veículos de série”, afirmou Pierre Leclercq, diretor de design da Citroën. “Não faz sentido propor materiais ou estilos arrojados que nunca virão a influenciar nossa futura produção em série; por isso, a inclusão do novo logotipo no Oli é relevante, porque da mesma forma que veremos elementos do seu design e tecnologia em futuros modelos, a nova interpretação do emblema da Citroën será o nosso novo e acolhedor padrão”, finalizou.

Interior do Citroën Oli utiliza material reciclado.
Interior do Citroën Oli utiliza material reciclado.
Foto: Stellantis / Divulgação
Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade