Citroën revela o Basalt, seu inédito (e belo) SUV cupê para o Brasil
Citroën Basalt Vision foi apresentado como conceito, mas tem formas praticamente definitivas e será fabricado em Porto Real, Rio de Janeiro
O Citroën Basalt foi revelado pela montadora francesa na manhã desta quarta-feira, 27, e será o inédito SUV cupê da Stellantis para os mercados do Brasil e da América do Sul. O carro foi apresentado com o nome de Basalt Vision, portanto ainda como conceito.
Apesar disso, as imagens oficiais da Stellantis revelam um carro com formas praticamente definitivas. Duas coisas surpreendem no novo carro da Citroën: primeiro, o nome Balsat, pois a tradição da marca seria chamá-lo de C3-X, como na Europa; segundo, a ousadia da cor amarela na carroceria, indicando a busca de um público jovem.
O Citroën Basalt será o segundo SUV cupê da Stellantis no Brasil; o primeiro foi o Fiat Fastback. Mas os carros usam plataformas diferentes. O Basalt será fabricado em Porto Real, RJ, na plataforma CMP dos Citroën C3 e C3 Aircross. O Citroën Basalt é o terceiro produto prometido no projeto C-Cubed.
“Desenvolvido e produzido localmente, estamos confiantes de que o Basalt Vision atrairá um grande número de clientes e fortalecerá a nossa posição nos principais mercados”, disse Thierry Koskas, CEO global da Citroën.
O Citroën Basalt Vision é um conceito ousado de SUV Coupe aspiracional. O design expressa uma postura confiante e sólida na estrada, graças à sua elevada distância do solo, capô alto, dianteira vertical, para-lamas alargados e molduras das caixas de roda com formas geométricas distintas.
A traseira cupê acrescenta fluidez e dinamismo à silhueta e segue a linha inaugurada no Brasil pelo Volkswagen Nivus e depois seguida pelo Fiat Fastback. Programado para chegar às lojas ainda em 2024, o Citroën Basalt Vision mostra formas mais harmoniosas do que o Fastback.
A Citroën não revelou quais serão os motores do Basalt. É muito provável que, além do motor 1.0 turbo de 130 cv/200 Nm que equipa o C3 Aircross, o Citroën Basalt também ganhe o motor 1.3 turbo de 185 cv/270 Nm do Fiat Fastback Limited Edition. O câmbio deve ser automático de 6 marchas nos dois casos.