Com novo Sentra, Nissan mostra que ainda acredita nos sedãs
Novo Nissan Sentra chega com visual renovado, mais tecnologia e espaço para disputar mercado com Toyota Corolla; preços partem de R$ 148.500
Ao apresentar a oitava geração do Sentra no Brasil, a Nissan mostrou, além de um produto renovado, a intenção de continuar a investir (pesado) em um segmento que, para muitos, tem pouco tempo de vida.
O sedã médio da marca japonesa cresceu em tamanho e índices de tecnologia e passa a contar com um motor atualizado, que recebe agora injeção direta. Os preços acompanharam o upgrade, e o novo Sentra parte de R$ 148.500.
Serão duas versões oferecidas: Advance e Exclusive. A primeira chega nesta semana às concessionárias nacionais. No fim do mês, será a vez da Exclusive. Nesta quinta-feira, 16, o novo Nissan Sentra vai estar disponível para compra em uma hotsite que disponibilizará 100 unidades do modelo.
Os interessados terão de acessar o endereço www.novosentra.nissan.com.br ou a seção "Compre Agora" do site da Nissan. Os passos seguintes são o preenchimento de um cadastro, escolha da versão e da loja mais próxima do local do interessado, além de pagamento do sinal de R$ 2 mil.
Os compradores dessas 100 primeiras unidades receberão como cortesia um kit com itens que compõem o pacote Plus do Nissan Protect (três anos de revisões grátis e um ano extra do programa de assistência Nissan Way Assistance), cartão combustível no valor de R$ 1 mil, uma viagem criada por uma agência especializada em roteiros personalizados com direito a duas diárias, experiências únicas, jantar, seguro e presente no quarto, além de uma mala de viagem personalizada.
A ideia é que o Novo Sentra siga alguns conceitos criados pela marca e que funcionam como pilares para o desenvolvimento do sedã. O Nissan Emotional Geometry Design representa um ponto de equilíbrio entre design agressivo e linhas mais modernas. O Premium Excitement trata de acabamento e equipamentos. E o Nissan Intelligent Mobility é a tecnologia a bordo.
Por fora, o Novo Sentra já mostra as primeiras diferenças em relação às gerações anteriores nos 5 cm que recebeu na largura. O design é inspirado em modelos como Altima e o Maxima, apresentando linha de cintura e de teto flutuante baixas, ombros largos grade "V-Motion", faróis de LED e lanternas em formato bumerangue. O sedã tem também teto solar, faróis de neblina, rodas de liga leve aro 17 diamantadas e grade inferior no para-choque traseiro.
Segundo a Nissan, as linhas da carroceria ajudam a reduzir o arrasto e, por consequência, melhorar o consumo de combustível em cerca de 10%. A grade tem dimensão menor, área de cobertura dos pneus do para-choque dianteiro otimizada, colunas "A" de pequenas dimensões e linhas arredondadas do capô.
Por dentro há mais espaço. O modelo oferece direção elétrica e Piloto Automático Inteligente (ICC). O painel TFT tem 7". Uma das promessas para o Novo Sentra é a melhora nos níveis de isolamento acústico, com redução da percepção de barulhos e vibrações do motor em marcha lenta e em aceleração, assim como ruídos de estrada e de vento.
O acabamento dos bancos pode ser em preto ou em dois tons (preto e Sand) como opcional para a Exclusive (há diferença de preço neste caso). E, a partir de agora, os bancos traseiros também trazem a tecnologia Zero Gravity, que alivia a tensão nas costas. O porta-malas tem capacidade para 466 litros e teve a área interna otimizada.
O Novo Sentra chega ao Brasil nas cores Preto Premium (sólida) e Prata Classic (metálica), e nas opções de dois tons Branco Diamond com teto Preto Premium e Cinza Grafite com teto Preto Premium (metálicas/sólidas), que são exclusivas para a versão Exclusive.
Na tecnologia, o Sentra recebe os itens do conjunto chamado de Nissan Safety Shield. Entre eles estão Alerta de Colisão Frontal, Câmera 360º com Detecção de Objetos em Movimento, Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro, Alerta de Atenção do Motorista, Alerta de Mudança de Faixa, Monitoramento de Ponto Cego, Piloto Automático, Faróis Automáticos e Monitoramento de Pressão dos Pneus.
Há, ainda, Assistente de Frenagem, Assistente de Prevenção de Mudança de Faixa e Controle Dinâmico de Chassi, que utiliza recursos do controle de tração, de distribuição automática de frenagem e assistente de frenagem para manter o sedã na trajetória correta. São seis airbags (frontais, cabeça e laterais). O modelo conta também com Partida Remota do Motor.
Quem empurra o conjunto é a 3ª geração da família de motores MR20DD. A gasolina, entrega 151 cv e 196 Nm de torque. Tem injeção direta de combustível. A ideia é que o acabamento interno reduza o atrito dos cilindros e melhore o resfriamento. A tecnologia aplicada é a do aço spray, a mesma utilizada no Nissan GT-R. A cabeça do cilindro integrada, com três portas de escape, resulta em aquecimento rápido do catalisador no arranque a frio.
Além disso, a Nissan adotou o ciclo Atkinson, que permite que os tempos de admissão, compressão, expansão, e exaustão dos motores de quatro tempos ocorram em uma única volta do virabrequim. A intenção é melhorar o consumo de combustível. A transmissão é a CVT Xtronic de oitava geração, que simula oito marchas.
São quatro modos de condução: Normal, Sport, Manual e ECO. A suspensão do Sentra tem suporte tipo McPherson com amortecedores de tubo duplo na dianteira e Multi-Link na traseira. Confira abaixo os preços da nova linha Nissan Sentra no Brasil.
Nissan Sentra 2023 – versões e preços
Advance 2.0 CVT: R$ 148.490
Exclusive 2.0 CVT: R$ 171.590
Exclusive 2.0 CVT Interior Premium: R$ 173.290