Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Combustível aditivado: tire suas dúvidas antes de pegar a estrada

Especialista da Shell no Brasil explica como os combustíveis aditivados podem ajudar motoristas a aproveitarem o rendimento do veículo

20 dez 2024 - 06h00
Compartilhar
Exibir comentários
Combustível aditivado: será que vale a pena?
Combustível aditivado: será que vale a pena?
Foto: Shell / Guia do Carro

Qual gasolina escolher na hora de pegar a estrada nu viagem de férias: a comum ou a aditivada? Apesar de ambos os combustíveis possuírem a mesma composição básica, a grande diferença está nos aditivos presentes na versão aditivada, que podem trazer benefícios importantes para o desempenho e a longevidade do motor, especialmente em viagens longas.

Removendo resíduos acumulados e mantendo o sistema de combustão mais eficiente, os combustíveis aditivados são formulados com substâncias que ajudam a limpar o motor. Com isso, o uso desse tipo de combustível pode aumentar a durabilidade do veículo, reduzir a necessidade de manutenção e até diminuir os custos de abastecimento a médio e longo prazo.

Marco Antonio Lassen, especialista em combustíveis da Raízen, licenciada à marca Shell no Brasil, esclarece algumas dúvidas sobre os combustíveis aditivados.

1. Quais são as vantagens do uso dos combustíveis aditivados?

Embora o preço do litro da gasolina aditivada seja um pouco mais alto, os benefícios de manutenção e eficiência energética resultam em menor consumo de combustível ao longo do tempo. A composição química do combustível aditivado ajuda a limpar o motor, prevenindo o acúmulo de resíduos que poderiam obstruir os bicos injetores ou comprometer a vedação das válvulas de admissão, o que prejudicaria a eficiência da combustão e o desempenho do motor. Desta forma o combustível aditivado prolonga a vida útil do sistema e reduz os custos com manutenção ao longo do tempo.

2. Abastecer uma vez com combustível aditivado limpa o motor?

Não. Para realizar uma limpeza completa, é recomendável usar de 4 a 5 tanques de combustível aditivado, especialmente se o veículo estiver usando combustível comum por um longo período. A utilização regular do combustível aditivado ajuda a evitar o acúmulo de novos resíduos.

3. O combustível aditivado vicia o motor? O lubrificante é responsável por sujar o motor?

Nenhum combustível "vicia" o motor. Os aditivos melhoram o desempenho do veículo, e qualquer diferença percebida no começo, ao trocar o combustível, ocorre porque o sistema de injeção eletrônica do carro se ajusta ao novo combustível.

Quanto ao lubrificante, ele não suja o motor intencionalmente. Porém os vapores de lubrificante que retornam à câmara de combustão podem causar depósitos internos em válvulas, pistões e anéis. O combustível aditivado resolve esse problema, dissolvendo os resíduos e fragmentando-os em partículas microscópicas.

4. O que as montadoras dizem sobre o combustível aditivado?

Diversos manuais de fabricantes de veículos recomendam o uso de combustíveis aditivados, devido aos benefícios de limpeza e proteção do motor, que contribuem para uma performance mais eficiente e uma vida útil mais longa do veículo.

5. O etanol aditivado também traz benefícios?

Apesar de o etanol ser um biocombustível, a utilização de sua versão aditivada também traz benefícios. O Shell V-Power Etanol, lançado em 2024 em parceria com a marca Senna, por exemplo, possui uma formulação exclusiva para o mercado brasileiro, com tecnologias que limpam, protegem e restauram o desempenho do motor.

Além de detergentes e dispersantes, ele conta com a FMT (Friction Modification Technology), que reduz a fricção e prolonga a vida útil do motor. A aditivação do etanol ocorre para melhorar o desempenho do combustível e atender a necessidades específicas, como melhoria da combustão e da proteção dos componentes do motor contra o desgaste e a corrosão, garantindo maior durabilidade.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade