Comissária da UE alerta contra proibição de carros a diesel
A proibição de carros movidos a diesel em cidades europeias pode comprometer a capacidade das montadoras de investir em veículos de emissão zero, disse a comissária para a indústria na União Europeia (UE), Elzbieta Bienkowska.
Em carta vista pela Reuters, Elzbieta Bienkowska alertou os ministros de Transportes do bloco europeu que um colapso do mercado de carros a diesel não traria benefícios. Segundo ela, o foco no curto prazo deveria ser forçar as montadoras a tornar as perigosas emissões de óxido de nitrogênio em linha com as regras da UE.
"Embora eu esteja convencida de que devemos rapidamente migrar para veículos de emissão zero na Europa, os formuladores de políticas e a indústria não podem se interessar no rápido coláso do mercado de diesel na Europa como resultado de proibições locais", disse Bienkowska.
"Isso só privaria a indústria dos recursos necessários para investir em veículos de emissão zero", afirmou ela na carta, data de 17 de julho.
Três grandes montadoras alemãs investiram pesadamente na tecnologia a diesel, que oferece queima de combustível mais eficiente e emissões menores de dióxido de carbono que os carros movidos a gasolina.
Mas desde que a Volkswagen admitiu em 2015 trapacear em testes de emissões nos Estados Unidos, temores sobre a poluição causada por automóveis colocaram toda a indústria em evidência. Uma preocupação particular são as emissões de óxido de nitrogênio por carros a diesel, que é culpada por causar doenças respiratórias.