Como está o mercado de hatches e quais carros valem a pena
Em apenas um ano, tudo mudou no mercado de hatches; veja quem está em alta, em baixa e as melhores compras do segmento
O mercado de hatches voltou a bombar no Brasil, com 3 líderes do segmento: Volkswagen Polo, Chevrolet Onix e Hyundai HB20, além de subcompactos, injustiçados, coadjuvantes, modelos que saíram de linha e recomendação de boas compras.
O mercado de hatches voltou a bombar no Brasil. Em apenas um ano, os hatches tiveram muitas modificações, ganharam espaço e agora voltam a ser considerados boas compras. Nem todos se modificaram, mas há boas opções interessantes que não são as mais vendidas neste segmento.
Podemos dividir os hatches atuais em 5 categorias: 1) os que bombam; 2) os subcompactos; 3) os injustiçados; 4) os coajuvantes; 5) os que saíram de linha. Falemos primeiro do trio Volkswagen Polo, Chevrolet Onix e Hyundai HB20.
Os que bombam – Com 102,8 mil vendas, o Polo lidera o segmento com a mais ampla opção de versões: vai desde o Polo Track, de entrada, passando pelo Novo Polo com motor 1.0 aspirado, Novo Polo TSI, Novo Polo Automático e Novo Polo GTS 1.4. Tem Polo para todos os gostos e bolsos, por isso a estratégia é vencedora. E todos são bons – pode comprar sem medo.
Depois vem o Chevrolet Onix com 97 mil vendas. Hexacampeão nacional de vendas (2015-2020), o Novo Onix tem ofertas com motor 1.0 aspirado ou motor 1.0 turbo, além de versões automáticas e uma opção com design esportivo (RS). É um carro com bom espaço, confiável e que agrada bastante na utilização.
O terceiro da lista é o Hyundai HB20. Já está com 86 mil vendas este ano e cresceu bastante depois que mudou o visual. A resistência que havia ao design sumiu e o carro também aposta na dobradinha do motor 1.0 aspirado com o 1.0 turbo, também com opções automáticas. Dos três líderes, é o menor em porte, mas também é uma boa compra.
Os subcompactos – O Fiat Mobi, com 69 mil vendas, e o Renault Kwid, com 60 mil, são os dois únicos subcompactos hatches. A dupla conseguiu destruir as pretensões do Volkswagen Up no segmento por causa do preço. Trata-se, portanto, de oportunidade. Por serem mais acessíveis, acabam sendo escolhidos por firmas e por motoristas de aplicativo (Uber, 99). Não são a melhor compra, mas entregam mobilidade “barata”.
Os injustiçados – O Fiat Argo, com 64 mil, é canibalizado pelo Fiat Mobi dentro da estratégia da montadora italiana. Por isso, é o único dos hatches compactos populares que não tem motor turbo. Mesmo assim, é uma boa compra, devido ao custo-benefício da versão 1.3, e também por oferecer boa dirigibilidade e design agradável.
O maior injustiçado é o Peugeot 208. Pela qualidade construtiva, design e comportamento dinâmico, o Peugeot 208 deveria estar disputando a liderança com o Volkswagen Polo. Porém, o 208 soma apenas 26 mil vendas no ano. O hatch francês (fabricado na Argentina) melhorou com o motor 1.0 do Argo e com o 1.0 turbo do Fiat Pulse.
Recentemente, o Peugeot 208 Turbo foi eleito o Melhor Hatch do Brasil no Prêmio Trend Car 2024, em votação realizada pelo Guia do Carro, com apoio do Terra, e participação de 20 jornalistas especializados.
Os coadjuvantes – Citroën C3 (25 mil vendas), Toyota Yaris (21 mil) e Honda City (10 mil) são os três coadjuvantes deste segmento, cada um por um motivo diferente. O C3 é o mais popular dos três, mas recebeu críticas por seu acabamento simples. O City é o melhor dos três e um dos melhores do segmento, mas é muito caro. E o Yaris, embora não seja tão bom e tenha um design ultrapassado, além da ausência de turbo, também é caro.
Os que saíram de linha – Recentemente dois modelos que já tiveram dias de glória foram descontinuados pelos fabricantes. O Renault Sandero da atual geração não conseguiu surpreender como o antigo. O Volkswagen Gol saiu do mercado depois de 40 anos, a maioria deles como líder da categoria (foi campeão nacdional de vendas durante 27 anos, de 1987 a 2013).
Vale a pena comprar?
- Volkswagen Polo ⭐⭐⭐⭐⭐ (ótima compra)
- Chevrolet Onix ⭐⭐⭐⭐ (muito boa compra)
- Hyundai HB20 ⭐⭐⭐⭐ (muito boa compra)
- Fiat Mobi ⭐⭐ (compra pelo preço)
- Renault Kwid ⭐⭐ (compra pelo preço)
- Fiat Argo ⭐⭐⭐ (boa compra)
- Peugeot 208 ⭐⭐⭐⭐⭐ (ótima compra)
- Citroën C3 ⭐⭐⭐ (boa compra)
- Toyota Yaris ⭐⭐⭐ (boa compra)
- Honda City ⭐⭐⭐⭐⭐ (ótima compra)
- Volkswagen Gol ⭐ (má compra)
- Renault Sandero ⭐ (má compra)