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Como o motorista de Uber avalia se uma corrida é boa para aceitar?

Motoristas recebem cerca de 100 ofertas por dia, enquanto estão distraído dirigindo e embarcando passageiros

12 jul 2024 - 06h00
(atualizado às 12h06)
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Foto: Freepik

Para os motoristas e entregadores de aplicativos que utilizam plataformas como Uber e 99, por exemplo, escolher a melhor corrida é essencial para maximizar o seu lucro e garantir a segurança. Isso pode ser feito pelo próprio usuário de forma manual ou utilizando aplicativos que podem automatizar o processo e ajudar esses profissionais a tomar decisões mais informadas. 

Mas afinal, o que caracteriza uma boa corrida?

Primeiramente, é preciso entender que uma oferta de corrida, sempre há informações, como o valor da corrida, que é o quanto o motorista vai receber por ela, a nota do passageiro, as informações para pegá-lo (endereço, distância e tempo estimados para buscá-lo) e informações da viagem, como endereço onde a pessoa será deixada, assim como distância e tempo estimados.

Pedro Inada, co-fundador da StopClub, plataforma que apoia motoristas e entregadores de aplicativos em suas jornadas de trabalho, explica que para chegar ao resultado do valor por km e o valor por hora de cada oferta de corrida é preciso juntar as informações até o passageiro e o da viagem e fazer alguns cálculos matemáticos.

"Embora seja uma conta simples que o motorista precisa fazer, ele recebe, em média, cerca de 100 ofertas por dia, enquanto está distraído dirigindo e embarcado com passageiros. Além disso, ainda precisa analisar diversas outras variáveis, como por exemplo saber se as regiões que vai navegar são seguras e têm chance de pegar outra corrida após deixar o passageiro. Ou seja, parece fácil, mas na verdade é muito mais difícil do que imaginamos. Muitos desses trabalhadores recebem ofertas de corridas que não compensam, ou seja, em que eles pagam para trabalhar, uma vez que depende muito do contexto do motorista – se o carro é alugado, é próprio, se ainda está pagando o financiamento, custo de manutenção do veículo", diz.

Sistema de cores identificam corridas

O Semáforo Inteligente, desenvolvido pela fintech, inclui um sistema de cores que indica visualmente se aquela corrida vale a pena ou não para o motorista de acordo com os seus custos operacionais, utilizando critérios como o valor por quilômetro e por hora. Desta forma, fornece aos motoristas uma avaliação rápida das condições de cada oferta. Quando o quilômetro e a hora estão alinhados de forma favorável, a tela da corrida exibirá a cor verde, indicando uma ótima oportunidade.

"Se houver uma diferença entre esses critérios, como um bom quilômetro com hora ruim ou vice-versa, o semáforo mudará para amarelo, alertando os motoristas para possíveis desafios. Por fim, se ambos os critérios – quilômetro e hora -– forem desfavoráveis, o semáforo ficará vermelho", finaliza Pedro.

A segurança também é um critério fundamental. Dicas de segurança recomendam que os motoristas analisem as ofertas, façam contato prévio com o passageiro e evitem áreas de risco, especialmente durante a noite. 

"Uma boa corrida para motoristas de aplicativos é aquela que combina rentabilidade, segurança e experiência positiva. Utilizar soluções tecnológicas de suporte pode fazer toda a diferença, proporcionando informações precisas e ajudando-o a tomar decisões mais estratégicas no dia a dia", finaliza.

(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.

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