Script = https://s1.trrsf.com/update-1723493285/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Como o Tiggo 5X conseguiu superar SUVs chineses da BYD e GWM

Entre os cinco SUVs chineses do top 50, três são da Caoa Chery, que bateu a BYD e a GWM nas vendas com sua linha Tiggo 5X, Tiggo 7 e Tiggo 8

13 jul 2024 - 09h00
(atualizado em 19/7/2024 às 09h57)
Compartilhar
Exibir comentários
Caoa Chery Tiggo 5x Pro Hybrid: modelo fabricado em Goiás é o SUV chinês mais vendido do primeiro semestre
Caoa Chery Tiggo 5x Pro Hybrid: modelo fabricado em Goiás é o SUV chinês mais vendido do primeiro semestre
Foto: Caoa Chery / Guia do Carro

Os carros chineses estão cada vez mais presentes no Brasil e com uma boa diversidade de carrocerias. O mercado tem hatches, subcompactos, SUVs, sedãs, crossovers e logo haverá também picapes chinesas para compra. No importante segmento SUV, cinco modelos chineses conseguiram se classificar entre os 50 automóveis de passeio mais vendidos do semestre.

O SUV chinês mais vendido no primeiro semestre foi o Tiggo 5X, da Caoa Chery. Ele obteve cerca de 40% a mais de registros do que o BYD Song Plus, que ficou em segundo lugar. O Tiggo 5x fechou o semestre com 14,1 mil emplacamentos, folgado na liderança.

O Tiggo 5x tem uma oferta muito mais ampla e acessível do que o BYD Song Plus. A Caoa Chery oferece o Tiggo 5X Pro Hybrid (micro-híbrido) por R$ 146.990, um preço muito competitivo para o topo da linha, mas há ainda outras duas versões bem mais em conta. 

O Tiggo 5X Pro sai por R$ 131.990 e o Tiggo 5x Sport continua sendo vendido pelo ótimo preço de R$ 119.990. Além do Tiggo 5x, a Caoa Chery oferece dois modelos maiores, o Tiggo 7 e o Tiggo 8. Dessa forma, conseguiu superar a BYD e a GWM na venda de SUVs chineses.

Comparada com as montadoras tradicionais, a Caoa Chery está bem avançada na eletrificação, pois produz no Brasil os primeiros micro-híbridos flex (Tiggo 5X, Tiggo 7 e Arrizo 6, um sedã). Mas, na comparação com as outras marcas chinesas, a Caoa Chery está mais conservadora. E isso reflete nas boas vendas.

Bastante admirado no segmento, o BYD Song Plus é um híbrido plug-in com o atrante preço de R$ 239.800. O modelo deve subir nas vendas do segundo semestre com a chegada do Song Pro com um preço que causa espanto nas montadoras tradicionais: R$ 189.800. O BYD Song Plus conseguiu 10 mil registros.

Mas o Tiggo 7 Sport fez grande diferença e provocou uma corrida às lojas da Caoa Chery de janeiro a junho, graças ao incrível preço de R$ 134.990, o que é 60 mil reais a menos do que o Jeep Compass de entrada na categoria C-SUV. O Tiggo 7 tem ainda uma versão Pro Max Drive e uma Pro Hybrid Max Drive (micro-híbrida), ambas com o mesmo preço: R$ 169.990. Com esse trio de versões o Tiggo 7 ficou em terceiro lugar com 9,4 mil vendas. 

A GWM, somando as vendas do Haval H6 híbrido e do Haval H6 híbrido plug-in, conseguiu superar a marca de 9 mil vendas no semestre e também  tem preços competitivos. Os preços vão de R$ 216.000 (H6 HEV2) a R$ 319.000 (H6 GT PHEV).

Na categoria do GWM Haval H6 e do BYD Song Plus, a Caoa Chery disputa os clientes com o Tiggo 8, que é produzido no Brasil na versão Max Drive (R$ 179.990) e importado na versão Pro Plug-in Hybrid (R$ 239.990). Com esse pacote, o Tiggo 8 obteve 4,3 mil vendas no primeiro semestre.

Enfim, para qualquer lado que olhe o consumidor brasileiro vai encontrar SUVs chineses bem competitivos e com várias configurações. Veja abaixo o ranking dos SUVs chineses de janeiro a junho, segundo as vendas computadas pela Fenabrave.

  1. CAOA CHERY TIGGO 5X - 14.131
  2. BYD SONG PLUS - 10.038
  3. CAOA CHERY TIGGO 7 - 9.449
  4. GWM HAVAL H6 - 9.043
  5. CAOA CHERY TIGGO 8 - 4.331
  6. BYD YUAN PLUS - 1.331
  7. BYD TAN EV - 130

Como mostra a lista acima, fora do top 50 existem outros SUVs chineses que podem ser considerados pelos consumidores brasileiros. Mas nem todos são baratos. Começa pelo BYD Yuan Plus, totalmente elétrico, que vendeu 1.331 unidades. A própria BYD tem ainda o novo Tan EV, que estreou pelo preço de R$ 536.800 e obteve 130 vendas.

Há ainda quem considere o Ford Territory (marca americana) e o Volvo EX30 (marca sueca) como SUVs chineses, por serem fabricados no grande país asiático. O Territory conseguiu 2.338 vendas e o EX30 já obteve 1.164 registros.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade