Compass 4xe por R$ 350 mil ou Volvo XC 60 por R$ 390 mil?
Ambos são híbridos plug-in. Veja as diferenças entre eles e saiba se vale a pena economizar R$ 40 mil ou investir R$ 40 mil a mais
O Jeep Compass 4xe custa R$ 349.990*. O Volvo XC 60 começa em R$ 389.950. Existe uma diferença de R$ 40 mil no preço entre os dois carros no mercado nacional (inclusive em SP)*. Os dois são SUV das categoria C e C+ (médio e médio-grande) e têm tecnologia PHEV (veículo elétrico híbrido plug-in). Mas, afinal, a diferença de preço é grande ou pequena? Veja abaixo.
Motor e potência
O Jeep Compass tem um motor 1.3 turbo de 180 cv trabalhando com um motor elétrico de 60 cv. O Volvo XC 60 utiliza um motor 2.0 turbo de 320 cv e um motor elétrico de 87 cv. A potência combinada do Compass 4xe é de 240 cv, enquanto a do XC 60 T8 é de 407 cv. Trata-se de uma vantagem enorme para o Volvo, que tem 167 cavalos a mais. O Compass só leva vantagem no torque do motor elétrico: 250 Nm contra 240 Nm. Mesmo assim, o torque máximo do Jeep é de 270 Nm, enquanto o do Volvo é de 400 Nm.
Devido a essa diferença, o Volvo XC 60 é bem mais rápido: acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5,3 segundos, contra 6,8 segundos do Jeep Compass. Em compensação, o SUV americano tem maior velocidade máxima: 200 km/h, contra 180 km/h do SUV sueco. O desempenho muito superior do Volvo pode ser explicado pela relação peso/potência de apenas 6,8 kg/cv, contra 10,3 kg/ cv do Jeep.
Bateria e consumo
Os dois carros utilizam bateria de capacidade muito parecida: 11,4 kWh no Compass e 11,6 kWh no XC 60. Por isso, a autonomia elétrica também é similar: 44 km no Jeep e 45 km no Volvo. Mas o Jeep Compass 4xe ganha fácil na economia de combustível. Ele faz 25,4 km/l de gasolina na cidade e 24,2 km/l na estrada. Já o Volvo XC 60 faz 19,2 km/l na cidade e 20 km/l na estrada.
Mais econômico, porém com um tanque de apenas 36 litros, o Compass 4xe tem um alcance total de 923 km. O XC 60 T8 utiliza um tanque muito maior, de 70 litros, por isso seu alcance é de 1.400 km.
Porte dos carros
O Jeep Compass e o Volvo XC 60 não são rivais diretos. O verdadeiro rival do Compass seria o Volvo XC 40, que tem um porte quase idêntico. Porém, o XC 40 agora é vendido apenas com a opção 100% elétrica e custa R$ R$ 399.950 na versão de entrada. Mas a vale a pena comparar o Compass 4xe com o antigo XC 40 híbrido plug-in.
O Volvo XC 60 é um carro maior (C+) e mede 4,708 m de comprimento, 1,902 m de largura e 1,658 m de altura. O Jeep Compass tem 4,404 m de comprimento, 1,819 m de largura e 1,6254 m de altura. A distância entre-eixos do Volvo também é maior: 2,865 m contra 2,636 m. Por isso, ganha também em porta-malas: 468 litros contra 410.
Equipamentos e posicionamento
O Jeep Compass S 4xe é muito bem equipado. Ele tem quatro itens a mais do que o Volvo XC 60 Inscription Expression: borboleta no volante, assistente de estacionamento semiautomático, Wi-Fi a bordo e som premium. Já o XC 60 oferece a mais: controle automático de descida, banco do motorista com memória, roda livre e concierge.
O Volvo XC 60 é um carro consolidado no segmento SUV premium. Trata-se do híbrido plug-in mais vendido do Brasil. É uma marca que confere grande status ao comprador. Mas o Jeep Compass encontrou um nicho interessante para explorar. Ele é mais barato do que o Volvo e, portanto, abre uma janela de oportunidade para os clientes que desejam ficar na marca, porém com uma tecnologia superior. Além disso, a rede de concessionárias Jeep tem uma capilaridade muito maior do que a da Volvo.
*Nota do Editor: A assessoria de imprensa da Jeep do Brasil informou nesta quinta-feira (7) que o preço do Jeep Compass 4xe Série S para o Estado de São Paulo também é R$ 349.990 e não R$ 360.887, como havia sido anunciado.