Confira 13 novos carros que chegarão ao Brasil ainda em 2024
Com praticamente 4 meses pela frente, o mercado automotivo brasileiro terá ao menos 13 novidades em diferentes segmentos ainda este ano
Com menos da metade do ano ainda pela frente, muitos carros já foram lançados no Brasil em 2024. No entanto, a maioria das montadoras ainda prepara novidades importantes para o segundo semestre deste ano, em diferentes categorias. Seja em picapes, sedãs, hatches, SUVs ou elétricos, o mercado automotivo ainda terá muitos lançamentos em 2024. Confira alguns deles.
BYD Shark
Revelada em maio no México, a picape BYD Shark deve chegar ao Brasil entre setembro e outubro deste ano. Com porte maior do que a Hilux e visual inspirado no Ford F-150, o BYD Shark traz um conjunto híbrido plug-in de 430 cv e promete um alcance total de até 840 km. A picape vai 0 a 100 km/h em apenas 5,7 segundos, e tem 100 km de autonomia elétrica.
Já a tração é integral nas quatro rodas com acionamento inteligente. Por dentro, a Shark conta com acabamento refinado, e tem destaque para o painel digital de 10,25" e uma central multimídia giratória de 12,8". O BYD Shark deve chegar ao Brasil em duas versões, com preços na casa dos R$ 300 mil.
Citroën Basalt
Um dos lançamentos mais aguardados de 2024, o novo Citroën Basalt será lançado ainda este ano no Brasil. Ele será o terceiro lançamento do projeto C-Cubed, e será produzido em Porto Real (RJ). Por fora, o Basalt terá itens em comum com o C3 hatch e C3 Aircross, principalmente na dianteira. O novo Citroën Basalt será revelado em agosto na Índia, chegando pouco depois ao Brasil.
Na parte de trás, as lanternas de LED invadem a tampa do porta-malas, e a carroceria tem estilo cupê. Por dentro, o novo Basalt terá acabamento mais refinado e equipamentos exclusivos, como o ar-condicionado digital. As versões de entrada devem contar com o 1.0 Firefly aspirado de 75 cv e com câmbio manual de 5 marchas. Já o 1.0 turbo flex de 130 cv do Fiat Pulse virá nas versões mais completas, sempre com câmbio CVT.
Hyundai Ioniq 5
Com a retomada dos direitos de importação de seus carros, a Hyundai deve trazer o novo hatch elétrico Ioniq 5 ao Brasil até o fim deste ano. Lançado em 2021, ele mescla elementos de SUV e hatch, mas conta com um amplo espaço interno, graças ao entre-eixos de 3 metros. Em março deste ano, o modelo ganhou um facelift, com novos para-choques, rodas e detalhes no acabamento. Ele chegará ao Brasil já com o novo visual.
Produzido na Coreia do Sul em versões de até 650 cv (o esportivo Ioniq 5 N) e até 500 km de alcance, o Hyundai Ioniq 5 deve chegar ao Brasil em configuração única, com 305 cv de potência. Além disso, o elétrico também oferece tecnologias de conectividade avançada e sistemas de assistência semiautônoma ao motorista. O preço deve ficar acima dos R$ 300 mil.
Hyundai Palisade
O Hyundai Palisade é o maior SUV da marca no mundo e conta com 8 lugares. Ele também será lançado no Brasil no segundo semestre deste ano, e chegará ao mercado nas versões Signature e Ultimate. O modelo já teve algumas especificações reveladas pela tabela de consumo do Inmetro (PBEV), como o motor 3.8 V6 a gasolina de 295 cv. Na cidade, o novo Hyundai Palisade tem médias de 7,3 km/l, enquanto na estrada, são 9,9 km/l.
O sistema de tração é integral nas quatro rodas, enquanto o câmbio é um automático de 8 marchas. Além do design robusto e do acabamento bastante refinado por dentro, o Palisade também terá bancos com função de massagem e o Remote Smart Parking Drive, com o qual é possível manobrar o carro em espaços apertados estando fora do veículo. O preço deve ficar na casa dos R$ 350 mil.
JAC e-JS3
Vendido na China como Yiwei 3, o JAC e-JS3 já foi flagrado diversas vezes em testes no Brasil. Ele deve chegar ao país com preços na faixa dos R$ 150 mil para brigar com BYD Dolphin e GWM Ora 03. Visualmente, ele traz linhas arredondadas e elementos que lembram o Mini Cooper e o próprio GWM Ora 03.
Por dentro, o destaque fica para a grande central multimídia com tela giratória de 15,6" e sistema operacional desenvolvido em parceria com a Huawei. Em relação à motorização, o JAC e-JS3 tem duas configurações na China – ambas elétricas. Uma delas oferece 95 cv e 405 km de alcance no ciclo chinês. A outra conta com 136 cv e 505 km, respectivamente.
JAC Hunter
A JAC Motors pretende lançar a nova Hunter nos próximos meses no mercado brasileiro. Flagrada inúmeras vezes em testes e já homologada para o país, a picape da JAC apareceu pela primeira vez no ranking de emplacamentos da Fenabrave em março. Na China, o JAC Hunter oferece versões 2.0 e 2.4 turbodiesel na China.
Ainda não se sabe qual versão será vendida no Brasil, mas é mais provável que a picape chegue ao mercado com o 2.0 turbodiesel de 170 cv de potência e 410 Nm de torque. Já o câmbio deve ser um automático de 8 marchas da marca alemã ZF, sempre com tração 4x4. Posteriormente, o JAC Hunter pode ainda ganhar uma inédita versão elétrica.
Jaecoo 7
Junto com o Omoda 5, o Jaecoo 7 marca a chegada da Omoda & Jaecoo ao Brasil. Com um ano de operação, a nova marca do grupo Chery chegará ao país sem o apoio da Caoa, e já vendeu mais de 220.000 veículos fora da China. No Brasil, as marcas estrearão no segundo semestre de 2024 com 50 concessionárias. Lançado em 2023 na China, o Jaecoo 7 já é vendido também na África do Sul, México e no Cazaquistão.
Na China, o Jaecoo 7 é vendido com um conjunto híbrido plug-in formado por um 1.5 turbo e um conjunto elétrico. Há rumores de que a potência combinada fique em torno de 245 cv, com alcance total de até 1.200 km com um tanque cheio. Os preços devem ficar na faixa dos R$ 240 mil. Futuramente, o SUV ainda pode ser vendido em versões a combustão no país. O modelo já teve as primeiras unidades importadas para testes e avaliações com consumidores e parceiros, como concessionários e jornalistas.
Mini Cooper elétrico
Depois do lançamento da nova geração do Cooper a combustão, a Mini se prepara para a chegada do novo Cooper 100% elétrico. Produzido na China, o modelo utiliza uma plataforma desenvolvida em parceria com a GWM. Já o design retrô ganhou linhas mais minimalistas, mas manteve a essência do Mini original.
Já o interior ficou mais tecnológico, com destaque para a central multimídia de formato redondo na parte central do painel, que agora ganhou tela em estilo flutuante. Na Europa, o novo Mini Cooper elétrico oferece versões de 184 cv e 218 cv de potência. Já o alcance chega a 305 km no ciclo WLTP europeu. O novo Mini Cooper elétrico deve chegar ao Brasil entre o fim do ano e o início de 2025.
Omoda 5
Lançado na China em 2021, o Omoda 5 é chamado no exterior de C5 (versões a combustão) ou E5 (elétricas). Com porte médio, o Omoda 5 inaugura a linguagem de design "Art in Motion" da Chery. Dentre os itens de série, ele traz painel digital de 10,25" e central multimídia do mesmo tamanho, rodas de 18", luzes de LED dinâmicas, 6 airbags, ar digital dual zone, entre outros.
Inicialmente, o modelo será oferecido apenas na versão elétrica, que oferece 224 cv e 350 Nm de torque na China. O alcance é de cerca de 450 km no ciclo WLTP. Posteriormente, o SUV terá no Brasil outras duas versões com motor micro-híbrido 1.5 turbo de 160 cv. Na Europa e na Austrália, o modelo foi classificado com 5 estrelas nos testes de segurança.
Peugeot 208
O Peugeot 208 vai receber em breve a reestilização que estreou na Europa no ano passado. Dentre as novidades, o modelo ganhou novos faróis de LED, grade frontal com efeito 3D e luzes diurnas triplas, além do novo logotipo da Peugeot. Já na traseira, as lanternas ganharam novos elementos internos. O modelo já foi apresentado na Argentina, onde é produzido.
Com isso, ele deve ser lançado no Brasil pouco depois do SUV 2008, já no início de setembro. No interior, o acabamento terá novas padronagens de revestimento nos bancos e volante. Sob o capô, o 208 deve perder o motor 1.6 flex de 120 cv, contando apenas com o 1.0 de 75 cv nas opções de entrada e o 1.0 turbo flex de 130 cv nas versões intermediárias e na nova opção topo de linha GT.
Peugeot 2008
A segunda geração do Peugeot 2008 já foi revelada na Argentina no fim do mês passado, já com a reestilização que estreou em 2023 na Europa. No Brasil, o modelo será lançado oficialmente nas próximas semanas, nas versões Active, Allure e GT. Isso sem falar na versão elétrica E-2008 GT, que segue vindo da Europa, mas agora com novo visual e com mais potência – são 158 cv e 261 km de alcance.
Sob o capô, todas as versões do 2008 a combustão trarão o 1.0 turbo de 130 cv já utilizado pelo 208 e Fiat Pulse. O câmbio será o automático do tipo CVT com simulação de 7 marchas. Por dentro, o Peugeot 2008 argentino terá simplificações no acabamento, como o painel em plástico rígido – na Europa, a peça é emborrachada.
Volkswagen Amarok
A nova Amarok será um dos lançamentos que a Volkswagen fará no mercado brasileiro em 2024. Mantendo a plataforma original de 2010, a nova Amarok ganhou novos faróis de LED e grade frontal inspirada nos SUVs da marca alemã. Assim como o Taos, a picape terá os faróis interligados por uma barra horizontal de LED. Na lateral, há apenas novas rodas e adesivos, enquanto na parte de trás, as lanternas ganharam novos elementos internos.
No interior, o novo Volkswagen Amarok terá a nova central multimídia Composition Touch de 9" que estreou na linha 2025 da Saveiro. Outro detalhe novo é uma bússola digital na parte superior do painel. Sob o capô, a nova Amarok vai manter o atual 3.0 V6 turbodiesel de 258 cv, sempre com câmbio automático de 8 marchas e tração integral 4Motion. A picape também terá mais airbags (6) e novos itens de segurança. Chega em agosto.
Novo Volkswagen Nivus
Lançado em 2020, o Volkswagen Nivus ganhará em breve a sua primeira reestilização no Brasil. De acordo com os flagras mais recentes, é possível ver que o SUV brasileiro terá detalhes que lembram o novo Tiguan, como uma grade frontal mais fina do que a atual, além de novos faróis de LED. O para-choque também terá design inédito, com fendas nas laterais. Na traseira, as lanternas devem ganhar novos elementos internos.
No interior, o acabamento deve ganhar novas padronagens e tecidos diferentes do modelo atual. Sob o capô, o novo Nivus deve manter o atual 1.0 200 TSI de 128 cv e 200 Nm nas versões Sense, Comfortline e Highline. Já a inédita versão esportiva GTS, que terá o motor 1.4 turbo de 150 cv e visual exclusivo, pode chegar um pouco depois ao mercado, entre o fim deste ano e o começo de 2025.