Confira 7 novos SUVs compactos que chegarão ao Brasil até 2025
Um dos segmentos mais aquecidos do mercado brasileiro, os SUVs compactos terão muitas novidades importantes no ano que vem; confira 7 delas
Apesar do ritmo de festas de fim de ano, as montadoras começam a se preparar para os lançamentos do ano que vem. Um dos segmentos mais aquecidos do mercado brasileiro, o de SUVs compactos, reunirá grande parte das novidades em 2025. Confira alguns dos lançamentos que Chevrolet, Honda, Nissan, Peugeot e Volkswagen preparam para o ano que vem na categoria de SUVs compactos:
Chevrolet Tracker
O Chevrolet Tracker terá mudanças importantes em 2025. Já flagrado em testes, o novo Tracker ainda pode ser o primeiro carro híbrido nacional da marca americana. As mudanças no visual se concentrarão na dianteira, que terá faróis bipartidos e uma nova grade frontal. O para-choque também terá entradas redesenhadas. Na traseira, as lanternas também serão novas.
No interior, o novo Tracker deve ganhar melhorias de acabamento, com direito a painel digital e central multimídia maior. Sob o capô, o novo Chevrolet Tracker deve contar com os atuais 1.0 e 1.2 turbo flex. O primeiro motor deve ganhar injeção direta de combustível, oferecendo mais potência do que os atuais 116 cv. Já a versão 1.2 turbo deve ganhar um sistema micro-híbrido, que auxilia a reduzir o consumo de combustível.
Honda WR-V
De olho na estreia do futuro Toyota Yaris Cross e no segmento de SUVs compactos, a Honda vai lançar a nova geração do WR-V em 2025 no mercado brasileiro. Já vendido na Índia como Honda Elevate e no Japão como WR-V, o novo SUV não lembra em nada a primeira geração do modelo, que era baseado no antigo Fit. O novo modelo utiliza a mesma plataforma dos Honda City e HR-V já produzidos no Brasil.
É provável que o novo Honda WR-V traga o mesmo motor 1.5 flex aspirado de 126 cv, sempre com câmbio automático do tipo CVT. Já as versões híbridas devem chegar ao mercado posteriormente. O novo WR-V será produzido em Itirapina (SP), e deve ser lançado no segundo semestre de 2025. Os preços devem ficar na casa de R$ 130 mil a R$ 160 mil.
Nissan Kicks
Já lançada nos EUA, a segunda geração do Nissan Kicks chegará ao mercado brasileiro no início do ano que vem. Assim como o Kicks atual, o novo modelo será produzido em Resende (RJ). A segunda geração do Kicks ficou maior e mais sofisticada, crescendo 5,6 cm em comprimento, 4,4 cm em entre-eixos, 4 cm em largura e 2 cm em altura.
Por fora, o novo Nissan Kicks traz linhas retas na dianteira, principalmente na grade frontal de formato retangular e maior do que a atual. No interior, o acabamento ganhou materiais mais refinados. A multimídia tem tela de até 12,3" e é integrada ao painel digital, também de 12,3", em uma única moldura. No mercado brasileiro, o novo Kicks terá um novo 1.0 turbo flex com cerca de 120 cv. Já o câmbio é sempre um automático do tipo CVT.
Peugeot 2008 Hybrid
Depois de ganhar uma nova geração recentemente, o Peugeot 2008 se prepara para ganhar uma opção híbrida no Brasil. Assim como os novos Fiat Pulse e Fastback Hybrid, o novo Peugeot 2008 híbrido deve contar com a mesma tecnologia MHEV de 12 volts, que é menos complexa e de menor custo. A novidade deve chegar ao mercado já no primeiro semestre de 2025, pouco depois das novas regras do Proconve L8.
Sendo assim, o novo Peugeot 2008 Hybrid deve trazer o conhecido motor 1.0 turbo flex de 130 cv e 200 Nm, com o auxílio de um motor elétrico de 12 volts e 3 kW de potência (4 cv), que auxilia a reduzir o consumo de combustível. O câmbio será o mesmo automático do tipo CVT que já equipa os carros da Peugeot com o motor turbo. O mesmo conjunto também equipará o hatch Peugeot 208.
Toyota Yaris Cross
Já vendido em países asiáticos, o Toyota Yaris Cross que será produzido no Brasil é voltado para mercados emergentes, e conta com a plataforma modular DNGA, uma versão simplificada da TNGA utilizada pelos Corolla sedã e Cross. Por fora, o visual traz elementos inspirados no RAV4. O novo Toyota Yaris Cross será lançado até o fim de 2025 no Brasil.
O porte do Toyota Yaris Cross é semelhante ao de modelos como VW T-Cross e Hyundai Creta. No interior, os comandos são voltados para o motorista, com painel digital e multimídia com tela de 10,1" em estilo flutuante. Sob o capô, o Toyota Yaris Cross deve contar com versões a combustão e híbridas flex.
Volkswagen Nivus GTS
Depois de ganhar uma reestilização em outubro, o Volkswagen Nivus se prepara para a chegada da versão esportiva GTS, que será lançada no início do ano que vem. O visual será exclusivo, com um friso vermelho na parte inferior do para-choque, e o logotipo GTS na grade, nas portas dianteiras e na tampa traseira. Nas laterais, as rodas de 18" terão acabamento diamantado. Os preços devem ficar na casa dos R$ 170 mil.
Outra mudança é a ausência do rack de teto, que será pintado na cor preta. Na parte de trás, há um chamativo aerofólio na tampa do porta-malas. O interior deve ser bem semelhante ao do Polo GTS, com apliques em vinil preto no painel e bancos esportivos. Sob o capô, é esperado que o SUV esportivo traga o conhecido 1.4 turbo de 150 cv e 250 Nm, sempre aliado a um câmbio automático de seis marchas.
Volkswagen Tera
Principal lançamento da Volkswagen em 2025, o Tera deve chegar ao mercado até março de 2025. Com porte entre os modelos Fiat Pulse e Renault Kardian, o novo Volkswagen Tera será produzido em Taubaté (SP), onde também é feito o Polo Track, modelo com o qual ele compartilha a plataforma MQB-A0.
Com design projetado no Brasil, o Volkswagen Tera terá os faróis de led do novo Nivus e grade frontal e o para-choque inspirados no Tiguan europeu. Na traseira, as lanternas em led serão interligadas. Sob o capô, o Tera deve contar apenas com o motor 1.0 TSI de 116 cv e 165 Nm. A transmissão será automática de 6 marchas, ou manual de 5 marchas. Os preços devem ficar um pouco acima do Renault Kardian e do Fiat Pulse.