Confira 9 novos carros que chegarão ao Brasil ainda em 2024
Com dois meses ainda pela frente, o mercado automotivo brasileiro terá ao menos nove lançamentos em diferentes segmentos ainda este ano
Com cerca de dois meses do ano ainda pela frente, muitos carros já foram lançados no Brasil em 2024. No entanto, algumas montadoras ainda preparam novidades importantes para o fim do ano, em diferentes categorias. Seja em picapes, sedãs, hatches, SUVs ou elétricos, o mercado automotivo ainda terá alguns lançamentos em 2024. Confira alguns deles.
Audi Q6 e-tron
Ainda em fase de pré-venda no Brasil, o novo Audi Q6 e-tron será lançado oficialmente em novembro deste ano no país. O SUV elétrico com porte entre o Q5 e Q7 chega ao país em duas versões: Performance e Performance Black – com valores a partir de R$ 529.990. Ele ainda compartilha a plataforma modular PPE com o novo Porsche Macan EV, e conta apenas com opções de motorização elétrica.
O modelo vendido no Brasil conta com baterias de 100 kWh e oferece sempre 387 cv e 535 Nm. A tração é integral com o sistema Quattro. Já o alcance é de 411 km, conforme medição do Inmetro. Por fora, o design traz faróis de OLED inteligentes, que contam com diferentes layouts personalizáveis. No interior, o destaque fica para o painel digital de 11,9" e a multimídia de 14,5" interligadas em uma só moldura. Outros destaques ficam para a terceira tela para o passageiro e o head-up display com recursos de realidade aumentada.
Fiat Fastback Hybrid
Outro lançamento que deve ocorrer já nas próximas semanas é o do Fiat Fastback Hybrid. Oficialmente, a Fiat já confirmou que terá um carro nacional híbrido-flex, mas ainda não disse qual é o modelo. No entanto, um flagra publicado recentemente na internet revelou que o Fastback terá uma versão equipada com o sistema micro-híbrido de 12V atrelado ao motor 1.0 turbo flex de 130 cv e 200 Nm.
Batizada de Bio-Hybrid, a tecnologia também equipará o Pulse. O sistema micro-híbrido de 12V substitui o alternador e o motor de partida, e auxilia a reduzir o consumo e a emissão de poluentes. Ele oferece 3 kW (4 cv), mas sem aumento no número final de potência. O câmbio será o mesmo automático do tipo CVT que já equipa a dupla. A expectativa é a de que o conjunto híbrido equipe apenas as versões topo de linha com motor 1.0 turbo flex, Impetus e Audace.
Fiat Pulse Hybrid
Junto ou um pouco depois do lançamento do Fiat Fastback Hybrid, o novo Pulse Hybrid deve chegar ao mercado. Assim como o SUV cupê, o Pulse terá um sistema micro-híbrido de 12V atrelado ao motor 1.0 turbo flex de 130 cv e 200 Nm. O sistema micro-híbrido de 12V substitui o alternador e o motor de partida, e auxilia a reduzir o consumo e a emissão de poluentes.
Ele oferece 3 kW (4 cv), mas sem aumento no número final de potência. O câmbio será o mesmo automático do tipo CVT que já equipa o modelo. A expectativa é a de que o conjunto híbrido equipe apenas a versão topo de linha com motor 1.0 turbo flex, Impetus. Não haverá mudanças visuais, a não ser por uma nova tonalidade azul entre as opções de cores.
Honda City
O Honda City terá novidades em breve no Brasil. Lançada em 2021 no Brasil, a atual geração do City deve ganhar o novo design que estreou na Tailândia em fevereiro, como indicam recentes flagras do modelo em testes no país. Com detalhes inspirados na versão esportivada RS, o Honda City ganhou uma nova grade frontal, que tem dimensões maiores e acabamento em estilo colmeia.
O para-choque também tem novas entradas de ar e um pequeno spoiler integrado. Nas laterais, as rodas têm novo design. Por dentro, o novo City deve ganhar uma tela maior para o computador de bordo e novas opções de padronagens nos bancos. Sob o capô, o novo Honda City deve manter o atual motor 1.5 flex aspirado de 126 cv e o câmbio automático do tipo CVT.
Neta Aya
O Neta Aya é um dos primeiros lançamentos da marca chinesa no Brasil. Com porte compacto, SUV elétrico estreia nas versões Comfort (R$ 124.900) e Luxury (R$ 134.900). A pré-venda dos modelos terá início em novembro, com entregas a partir de dezembro. O visual e a lista de equipamentos das duas versões são praticamente as mesmas, mas a versão Luxury adiciona os itens de segurança do pacote ADAS.
O novo Neta Aya é equipado sempre com um motor elétrico de 70 kW de potência (95 cv) e 150 Nm. Com bateria de 40,7 kWh, o alcance é de 263 km no ciclo PBEV do Inmetro. O Neta Aya conta com visual moderno e porte compacto. Por dentro, o destaque fica para o painel digital de 12" e a multimídia de 14,6". O porta-malas leva até 335 litros.
Neta X
Já o Neta X é um SUV elétrico um pouco maior, e traz visual moderno e esportivo. Ele será vendido em três versões no Brasil (400, 500 e 500 Luxury). Por dentro, todos trazem painel digital e multimídia com tela de 15,6". Também há opções de revestimento interno preto ou marrom. Os preços são: R$ 194.900 (Neta X 400), R$ 204.900 (Neta X 500) e R$ 214.900 (Neta X 500 Luxury).
Em relação à motorização, o novo Neta X traz sempre um motor elétrico de 120 kW de potência (163 cv) e 210 Nm. Mas a bateria varia de 52,5 kWh para a versão 400 a 64,1 kWh para as opções 500 e 500 Luxury. Com isso, o alcance é de 258 km (Neta X 400) e 317 km (500 e 500 Luxury), ambos no ciclo PBEV do Inmetro.
Porsche Macan EV
Ainda em fase de pré-venda no Brasil, o novo Porsche Macan elétrico deve chegar às lojas em novembro. O novo SUV alemão chega totalmente renovado inicialmente em duas versões: a Macan 4 e a Macan Turbo. Os preços iniciais são de R$ 580 mil e R$ 770 mil, respectivamente.
Feito sobre a nova plataforma modular Premium Platform Electric (PPE) do Grupo VW, o Porsche Macan 4 oferece 408 cv de potência e 650 Nm de torque, enquanto no Macan Turbo os números sobem para 639 cv e 1.130 Nm. Em ambas as versões, a tração é integral. A versão mais potente vai de 0 a 100 km/h em apenas 3,3s e chega aos 260 km/h. Os números de consumo e alcance do Inmetro serão divulgados futuramente.
Porsche Panamera
Lançado nesta semana no Brasil, o novo Porsche Panamera chegará às lojas da marca até o início de novembro. Com um novo visual com detalhes inspirados no Taycan, o novo Panamera estreia no mercado brasileiro nas versões 4 E-Hybrid (R$ 803.000) e 4S E-Hybrid (R$ 922.000), ambas híbridas plug-in.
Por dentro, o Panamera ganhou um painel digital de 12,6” e tem como grande destaque a terceira tela de 10,9”, que é vendida como opcional. Sob o capô, o novo Porsche Panamera vendido no Brasil será vendido apenas em opções híbridas plug-in. A de entrada conta com um 2.9 V6 biturbo híbrido de 470 cv. Já a mais potente sobe os números para 544 cv, com o mesmo conjunto.
Ram Rampage 2.2
O Ram Rampage deve ganhar novidades importantes até o fim deste ano. A picape feita em Goiana (PE) passará a ser equipada com um novo motor 2.2 turbodiesel no lugar do atual 2.0 turbodiesel de 170 cv e ganhará uma nova versão de entrada. Trata-se do mesmo motor 2.2 Multijet II turbodiesel da família Pratola Serra, que já equipou o Jeep Grand Cherokee na Europa.
Na época, o propulsor oferecia até 200 cv e 440 Nm. No entanto, pode ser que os números tenham pequenas mudanças específicas para o Brasil. Assim como atualmente, todas as versões da Rampage devem manter o câmbio automático de 9 marchas e a tração 4x4. Junto com o novo motor, deve chegar ao mercado a nova versão de entrada Big Horn, que perde alguns equipamentos de série e detalhes cromados no acabamento.