Conheça o sedã híbrido que a chinesa BYD pode vender no Brasil
Registrado no Brasil, sedã híbrido BYD Destroyer 05 tem visual ousado, é maior do que o Toyota Corolla e faz até 26,3 km/l com gasolina
O Toyota Corolla híbrido pode ganhar um concorrente de peso no Brasil. Isso porque a montadora chinesa BYD acaba de registrar o sedã híbrido Destroyer 05 no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Com visual ousado e motorização plug-in, o BYD Destroyer 05 pode ser uma das novidades prometidas pela marca para o mercado brasileiro ainda em 2022.
Embora esteja oficialmente no Brasil desde 2014, a BYD ainda é pouco conhecida no Brasil. Fundada em 2003, a empresa é subsidiária do conglomerado BYD Company, que também produz ônibus, caminhões e veículos comerciais, assim como bicicletas elétricas, painéis solares e baterias. No fim de 2021, a BYD passou a oferecer no Brasil o SUV elétrico Tan por R$ 487.590. A marca também oferece no país o furgão eT3, além de caminhões e chassis de ônibus, todos elétricos.
O visual é um dos destaques do novo BYD Destroyer 05. Baseado no sedã BYD Qin Pro, o novo modelo traz design moderno, com linhas parecidas com os atuais SUVs da marca chinesa. Na dianteira, o destaque fica para os finos faróis de led de formato afilado. Eles trazem um friso cromado na parte superior, e são integrados à grade dianteira. Esta, por sua vez, traz uma série de frisos cromados.
O para-choque ainda traz entradas de ar laterais de formato vertical. Na lateral, a carroceria conta com linha de cintura alta e tem um vinco marcante na parte traseira. Também há um friso cromado na região das janelas, e os retrovisores são destacados da carroceria. Na parte de trás, o BYD Destroyer 05 traz lanternas de led horizontais. Elas são interligadas por uma barra horizontal que atravessa a tampa do porta-malas. A placa fica no para-choque.
Por dentro, o destaque do BYD Destroyer 05 é a central multimídia de aspecto flutuante. Com tela de 15,6’’, ela é giratória, e pode ser utilizada tanto em orientação vertical como horizontal. Além disso, o sedã também conta com painel de instrumentos digital com tela de 8,8’’ e iluminação ambiente. Já o seletor de marchas é um botão giratório que fica no console central.
Sob o capô, o novo BYD Destroyer 05 pode trazer o mesmo conjunto do sedã Qin Plus. Ele é formado por um motor 1.5 aspirado de 110 cv associado a um motor elétrico de 197 cv. Juntos, eles oferecem 217 cv de potência combinada e 315 Nm de torque. De acordo com a BYD, o modelo chega a fazer até 26,3 km/l com gasolina e ainda oferece alcance de até 30 km em modo 100% elétrico.
Com porte um pouco maior do que o do atual Toyota Corolla, o BYD Destroyer 05 pode ser uma das novidades prometidas pela marca chinesa para o São Paulo Motor Experience deste ano. O evento, que é o substituto do antigo Salão do Automóvel, vai contar com a presença da BYD. Além do Destroyer 05, a chinesa também pode trazer ao Brasil o sedã elétrico Han e o SUV híbrido Song Plus, que promete rodar até 1.200 km com apenas um tanque de combustível.