Conheça o vendedor de jeans que virou restaurador de Porsche
Personagem conhecido no meio dos adoradores de carros nos Estados Unidos, Magnus Walker virou restaurador de Porsches graças a um sonho de menino
A garagem de Magnus Walker é o sonho para todos aqueles que são fascinados por carros. Ali, a oficina divide espaço com uma dúzia de carros esportivos da marca Porsche, alguns já prontos e outros em processo de restauração.
Personagem conhecido no meio dos adoradores de carros nos Estados Unidos, Magnus Walker virou restaurador de Porsches graças a um sonho de menino.
“Meu pai me levou para um motor show e eu simplesmente me apaixonei por todos os Porsches que eu vi”, lembra Magnus. “Era 1977. E eu decidi que queria trabalhar com esse tipo de carro. Na minha infância, eu tinha pôsteres no quarto, assistia todos os vídeos que podia sobre Porsches e carros em geral. Era um sonho.”
Anos depois, ele se mudou de Sheffield, Inglaterra, para morar na Califórnia, onde se estabeleceu como restaurador de Porsches. Hoje, ele trabalha como um artesão de carros antigos, especialmente o modelo Porsche 911, o modelo esportivo, de duas portas originalmente lançado em 1963 pela empresa alemã.
“Quando as pessoas pensam em Porsche, eles pensam no modelo 911. É o modelo clássico e um dos carros mais bonitos que existem”, diz Magnus.
Assim que veio para os Estados Unidos, Walker começou vendendo calças jeans da marca Levi's quando conheceu sua futura esposa, Karen. Juntos, eles criaram uma grife de roupas. Com o lucro do negócio, em meados dos anos 90, é que Magnus finalmente conseguiu comprar a garagem e passar a investir na restauração de automóveis.
Aprendeu sozinho sobre a mecânica dos carros e hoje é uma espécie de embaixador da marca Porsche, um entusiasta disposto a trabalhar por muitas horas seguidas na restauração dos mais incríveis carros do mundo.
“Cada carro é único, existe um sentimento dentro dele, um cheiro diferente, uma sensação única de estar lá dentro. Cada carro é uma aventura", explica Magnus.
Os veículos restaurados por Walker geralmente são vendidos em leilões, onde alcançam um valor que gira em torno dos 300 mil dólares.
Em Los Angeles, onde vive atualmente, Magnus é velho conhecido dos produtores de Hollywood. É que muitos dos carros que ele restaurou são usados no Cinema e na TV. “Participar de filmes e séries de televisão foi algo inesperado, mas natural já que eu vivo em Los Angeles, bem no centro da indústria audiovisual”.
Foi um documentário, inclusive, que realmente fez com que o trabalho de Magnus Walker ficasse conhecido. Dirigido por Tamir Moscovici, o filme "Urban Outlaw" mostra os bastidores do trabalho de Magnus Walker. O projeto fez sucesso em festivais de cinema pelo mundo e também na internet.
Logo, Magnus passou a receber convites de entrevistas para talk-shows e ofertas de trabalho, o que apenas aumentou a paixão dele pela restauração de carros.
“Quando eu tinha 10 anos, eu escrevi uma carta para a Porsche dizendo que eu gostaria muito de trabalhar com eles. Eles me responderam dizendo para eu entrar em contato de novo quando fosse mais velho.”
Muitos anos depois, a Porsche finalmente descobriu a obsessão de Magnus e o convidou para visitar a fábrica na Alemanha e participar de workshops com os funcionários da companhia. Eles ficaram impressionados com a paixão de Magnus Walker pela marca e também pelo fato de ser uma espécie de artesão na restauração de carros.
"Eu sou só um cara fazendo o que gosta de fazer. Se as pessoas acham isso inspirador para elas, melhor ainda", diz Magnus. "É preciso sempre estar motivado e dedicado para fazer o que se gosta.”